O prefeito eleito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), anunciou nesta sexta-feira (13) mais seis nomes que integrarão o secretariado de sua gestão, que inicia em 1º de janeiro de 2025. Com os novos anúncios, já são oito secretários confirmados, sendo que os demais nomes serão revelados em etapas, conforme informado pelo prefeito.
A apresentação ocorreu em uma sala da agência da Caixa Econômica Federal, na Praça Nove de Julho. Zanatta reafirmou que os critérios para as indicações foram técnicos, em cumprimento às promessas de campanha. “São escolhas de competência; político sou eu, política é a vice-prefeita, política será a Câmara Municipal”, enfatizou, destacando que as secretarias terão lideranças técnicas, mesmo em áreas de natureza política.
Conheça os novos secretários
Planejamento Urbano e Habitação
Sandro Inácio Botelho Cubas, engenheiro civil e pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho, comandará a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação. Ele já atuou como secretário de Obras e Serviços Públicos durante a gestão de Cido Sério e foi diretor de Obras e Infraestrutura entre 2010 e 2012.
Obras e Serviços Públicos
Constantino Alexandre Vourlis retorna à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pasta que liderou durante os primeiros quatro anos da gestão de Dilador Borges (PSDB). Engenheiro civil com experiência como profissional autônomo de 1995 a 2016, ele reassumirá a função com foco na continuidade de projetos estruturais.
Segurança Pública e Mobilidade Urbana
A pasta, que será unificada, será liderada pelo policial militar da reserva, 3º Sargento Júlio César dos Santos. Ele destacou que pretende priorizar a utilização de guardas municipais nas atividades da secretaria e investir em educação de trânsito para reduzir acidentes na cidade.
Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo
O empresário Alencar José Colombo Sader foi indicado para comandar esta secretaria. Fundador da Construtora Colossal e com ampla experiência na construção habitacional, ele participou de projetos como o programa Minha Casa, Minha Vida. Sader também atuou no mercado financeiro e possui trajetória diversificada na gestão comercial e na construção civil.
Meio Ambiente
Luciane de Lima Bueno Brasileira, advogada com especialização em diversas áreas ambientais, será a responsável pela Secretaria de Meio Ambiente. Com 17 anos de experiência em auditoria e consultoria ambiental, ela traz uma ampla bagagem técnica, incluindo especializações em recuperação de áreas degradadas e gestão de recursos hídricos.
Administração
Míriam Cristina Gon, servidora pública aposentada e integrante da Equipe de Transição de Governo, foi anunciada para a Secretaria de Administração. Com 30 anos de experiência no funcionalismo público municipal, atuou em diferentes áreas, como licitações, contratos e modernização administrativa. Ela também foi responsável por projetos como o Atende Fácil e a modernização do parque tecnológico da cidade.
Próximos anúncios
Zanatta informou que os demais secretários já foram definidos e serão apresentados ao longo da próxima semana, com o objetivo de familiarizar a população com a nova equipe de governo. A gestão, segundo ele, terá foco na eficiência administrativa e na competência técnica dos profissionais à frente das pastas.
Fonte: Hojemais / Lázaro Júnior