RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Meu encontro com Aldo Campos

Hélio Consolaro
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor, 75 anos. Oito livros publicados. Membro da Academia Araçatubense de Letras, foi vereador e secretário municipal de Cultura por oito anos. Escreve o Blog do Consa.
Foto: Arquivo

Como três jabutis, Hélio Consolaro, Hosanah Spíndola (ambos acadêmicos da Academia Araçatubense de Letras), mais o sobrinho Leo no volante do carro, viajamos  para Jaboticabal (bo). E assim, conversando e chupando jabuticaba (bu), percorremos 270 km. 

A fruta tem esse nome porque quem gosta daquela gostosura é o jabuti (parecido com a tartaruga e o cágado). E o nome do município é escrito Jaboticabal por força de lei municipal.

Conheci mais um município paulista. Nenhum dos três tem parentes por lá. Como, numa terça-feira, dois acadêmicos e um rapagão se dirigiam a Jaboticabal? Fazer o quê? 

Porque temos um jaboticabalense que contribuiu com Araçatuba, mudou-se de lá, vindo para ser locutor da Rádio Cultura, advogado e com sua vida boêmia virou poeta.

Aldo Campos, rua comprida de Araçatuba, que vai até o número 2836, nasce ao lado da capela Santa Rita, na praça São Joaquim, e vai até o fim do Jardim Rosele. Ele só mereceu nome de rua porque foi vereador, mas foi excelente advogado, locutor e eximio poeta. Segundo acadêmica Cidinha Baracat, era um excelente orador nos tribunais.

Pouquíssimas pessoas de Araçatuba conheceram pessoalmente Aldo Campos, só alguns velhinhos, mas precisamos conhecer a história de Araçatuba, o lado bom e o lado podre, por que tal rua tem tal nome? Que fez a pessoa para ser homenageada com nome de via pública? 

Aldo Campos é patrono da cadeira 18 da Academia Araçatubense de Letras, o meu assento naquela casa, escolhido por mim. O sobrinho dele, José Ayres de Campos, engenheiro aposentado, com quem mantivemos longa conversa em Jaboticabal, perguntou:

– Por que escolheu meu tio como patrono?

Respondi que sempre gostei de valorizar os escritores da cidade e o perfil dele é parecido com o meu. Desde 1997, quando assumi a cadeira 18 na AAL, a exemplo de Sísifo, procuro uma foto dele por Araçatuba. Não a encontrei, então, resolvi ir lá onde nasceu e foi sepultado. Caso não encontrasse, pegaríamos a foto do túmulo.

Amauri Zanforlin, do projeto Faces Históricas, já tinha feito uma sondagem em Jaboticabal por telefone há 10 anos e meu passou uma referência: Livraria Acadêmica, Dr. Clóvis Roberto Capalbo. Cheguei à porta do estabelecimento, lá estava o homem me esperando, com 87 anos de idade.   

– O que o senhor deseja? – me perguntou. – Marquei aqui um encontro com Aldo Campos, poeta de Araçatuba. O senhor me permite?

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS