Izael Moizes da Silva, 68 anos, conhecido como “Chinelão”, faleceu na madrugada de sábado (22) na Santa Casa de Penápolis (SP), onde estava internado desde a tarde de sexta-feira (21).
O caso ganhou repercussão porque, devido a uma troca de prontuário, a família foi informada erroneamente sobre sua morte ainda na manhã de sexta-feira. O erro levou os familiares a iniciarem os preparativos do funeral, incluindo a escolha do caixão e a marcação do velório, que posteriormente precisou ser cancelado.
Entenda o caso
O idoso havia dado entrada no pronto-socorro pela manhã, levado por uma ambulância do município. Segundo o administrador do pronto-socorro, Caio Rubens Ferreira da Costa, a falha ocorreu porque dois pacientes com sintomas semelhantes chegaram ao mesmo tempo, e, devido ao alto fluxo de atendimento, houve a troca dos prontuários.
Chinelão permaneceu internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas seu quadro de saúde piorou, e o óbito foi confirmado às 3h30 de sábado.
Morador do bairro Cidade Jardim, o idoso foi sepultado às 9h deste domingo (23) em Penápolis. A administração do pronto-socorro municipal investiga o erro na identificação dos pacientes.