Mulher tem órgãos doados após morte cerebral em Araçatuba

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (19), uma mulher de Araçatuba (SP) teve órgãos vitais, incluindo fígado, rins e córneas, captados na Santa Casa da cidade. A paciente, cuja idade não foi divulgada, estava em tratamento intensivo desde a sexta-feira (13), após sofrer um traumatismo craniano.

A confirmação da morte encefálica foi realizada na quarta-feira (18) e foi supervisionada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. Após a conclusão do processo, a comissão se reuniu com os familiares da paciente, que concordaram com a doação.

A captação dos órgãos foi realizada por uma equipe do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto, responsável pela retirada do fígado e rins. As córneas foram coletadas pelo enfermeiro Matheus Tonon, da Santa Casa.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, esta foi a sétima captação de órgãos realizada em 2023 e a décima doação autorizada por familiares desde janeiro. O hospital destaca a importância da conscientização sobre a doação de órgãos, que pode salvar muitas vidas.

Apesar da autorização para doação, nem sempre os órgãos podem ser captados, ressaltando a complexidade do processo. A Santa Casa continua a incentivar a discussão sobre a doação de órgãos e a necessidade de registro de intenções junto aos familiares.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS