Nesta segunda-feira (9), celebra-se o Dia do Fonoaudiólogo, profissional essencial no estudo, cuidado e prevenção de distúrbios da linguagem e comunicação ao longo de toda a vida, desde o nascimento até a terceira idade.
Na Santa Casa de Araçatuba (SP), onde ocorrem em média 150 partos mensais, os recém-nascidos são submetidos aos testes da “orelhinha” e da “linguinha” nas primeiras 48 horas após o nascimento, procedimentos obrigatórios por lei e realizados sem dor. A aplicação desses exames é de responsabilidade dos fonoaudiólogos.
Testes obrigatórios
Os exames realizados incluem a Tanu (Triagem Auditiva Neonatal Universal), conhecida como teste da orelhinha, e a Triagem Neonatal de Avaliação do Frênulo da Língua, ou teste da linguinha.
O teste da orelhinha visa identificar perdas auditivas precoces, enquanto o teste da linguinha busca detectar alterações no frênulo lingual, estrutura que pode comprometer funções essenciais do recém-nascido, como sucção, deglutição e respiração.
Encaminhamentos e tratamentos
Quando detectadas alterações no teste da linguinha, o bebê é encaminhado para acompanhamento na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) da Unesp. Já casos de alterações auditivas no teste da orelhinha são direcionados ao Ambulatório de Otorrinolaringologia da Santa Casa para avaliações complementares e tratamento.
A realização desses exames é um direito garantido pelas leis federais 12.303/2010 e 13.002/2014, assegurando o diagnóstico precoce de problemas que podem afetar o desenvolvimento infantil.
Atuação na Santa Casa de Araçatuba
A fonoaudióloga Vanessa Mayumi Candido Motizuki é responsável pela triagem neonatal no hospital. Segundo ela, identificar e tratar precocemente possíveis alterações é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança, prevenindo impactos na amamentação, aquisição da fala, mastigação e respiração.
Além do atendimento materno-infantil, a equipe de fonoaudiologia da Santa Casa também atua na reabilitação de pacientes adultos com dificuldades de deglutição e comunicação, causadas por doenças neurológicas, traumas ou cirurgias.
Oportunidade de emprego
A Santa Casa de Araçatuba anunciou a abertura de uma vaga para fonoaudiólogo, destinada ao atendimento de pacientes adultos. Os interessados devem cadastrar seus currículos no site institucional do hospital.