A GS Inima SAMAR atualizou o cronograma das obras na avenida Pompeu de Toledo, em Araçatuba (SP), no trecho também chamado de “Nova Pompeu”. A previsão é de que os trabalhos, orçados em R$ 4,5 milhões, sejam concluídos na segunda quinzena de março de 2026. O prazo já leva em conta o período de chuvas previsto para o verão que se inicia em dezembro.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (26), no local da obra, com a participação do prefeito Lucas Zanatta (PL) e do engenheiro Eduardo Berrettini, da GS Inima Samar, concessionária de água e esgoto de Araçatuba e responsável pelos trabalhos.
Iniciada em julho, a obra consiste na construção de aproximadamente 1.000 metros de um novo interceptor de esgoto com 600 milímetros de diâmetro. A nova rede substituirá a antiga, de 400 milímetros, que será desativada posteriormente.
Até o momento, já foram construídos 346 metros da nova rede coletora no trecho entre a rua Tupinambás e a Avenida Antonio Pagan, no sentido centro-bairro. Segundo a concessionária, esta primeira fase foi a mais complexa devido a interferências de galerias de drenagem de águas pluviais e à proximidade com a antiga rede de esgoto.
Asfalto
Para minimizar os transtornos aos moradores e comerciantes, a GS Inima SAMAR adiantou o cronograma de repavimentação asfáltica do primeiro trecho, entre a rua Tupinambás e a Travessa Morumbi. Desde o início das obras, os moradores têm utilizado um terreno próximo, disponibilizado pela empresa com vigilância 24 horas, para estacionar seus veículos.
A expectativa é que, até a segunda semana de dezembro, a repavimentação chegue também à Avenida Antonio Pagan, o que permitirá a liberação de uma das vias transversais da avenida, melhorando o fluxo na região.
Com a nova previsão, a conclusão de cerca de 650 metros do novo interceptor até a rua Peru e a reposição total do asfalto devem ocorrer até a segunda quinzena de março de 2026. A obra é executada por uma construtora especializada, contratada pela GS Inima Samar.
Responsabilidades
O prefeito Lucas Zanatta lembrou que a obra é necessária porque havia o risco de toda a avenida afundar. “Fizemos um acordo com a Samar, que assumiu toda a obra. Não pode uma avenida como esta ter problemas que poderiam resultar até em morte”. “, afirmou.
Zanatta afirmou que todo o processo está sendo fotografado e catalogado para os devidos levantamentos técnicos e posterior discussão para identificar de quem são as responsabilidades dos problemas na avenida, que foi inaugurada em julho de 2023



