Após um período de seis dias de calor intenso, o interior de São Paulo se prepara para uma forte onda de frio que chegará neste sábado (24). A Defesa Civil do estado alerta que as temperaturas devem cair significativamente até o início da próxima semana, com mínimas que podem surpreender em várias regiões.
Em Sorocaba (SP), a temperatura mínima prevista é de 7ºC, enquanto as regiões de Marília e Bauru (SP) devem registrar 9ºC. Já em São José do Rio Preto e Araçatuba (SP), a mínima esperada é de 10ºC. A Defesa Civil de Jundiaí (SP) informou que o frio deve persistir na cidade até quarta-feira (28), com possibilidade de pancadas de chuva e mínimas em torno de 7ºC.
Itapetininga (SP) também está na rota da frente fria, com previsão de chuva no sábado e domingo (25), e temperaturas que podem cair para 7ºC na segunda-feira (26). O avanço dessa frente fria, formada no Sul do Brasil, deve trazer chuvas generalizadas ao estado e uma queda acentuada nas temperaturas.
Segundo a Defesa Civil, após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar irá se instalar, intensificando o frio e aumentando o risco de geadas em áreas serranas. O domingo (25) será marcado pela queda mais expressiva de temperatura e aumento no volume de chuvas.
De acordo com o Climatempo, é comum que frentes frias se desloquem do Sul para o Sudeste, mas um bloqueio atmosférico vinha impedindo a chegada desses sistemas. A frente fria prevista para os próximos dias, no entanto, é mais forte e conseguirá romper essa barreira, trazendo o frio intenso.
A Defesa Civil Estadual disponibiliza o aplicativo Alerta SP para orientar a população sobre cuidados durante o período de chuvas intensas e outros desastres naturais. Alertas de risco também podem ser recebidos via SMS, bastando enviar o CEP para o número 40199.