Operação autua 27 motoristas por recusar o bafômetro em Araçatuba

Foto: Lázaro Jr./Arquivo

No último dia 22, durante a Operação Direção Segura Integrada em Araçatuba (SP), 27 motoristas foram autuados por recusar o teste do bafômetro, de acordo com o balanço divulgado hoje pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

A ação visava combater acidentes causados pela combinação de consumo de álcool e direção, abordando 1.179 veículos na avenida Pompeu de Toledo, com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

A recusa ao teste do bafômetro é considerada infração gravíssima, conforme os artigos 165 e 165-A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), resultando em multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a penalidade dobra, totalizando R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

A mesma penalidade é aplicada quando o teste aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido. Se o índice for superior, configura-se crime de embriaguez ao volante, sujeito a multa, suspensão da CNH e pena de 6 meses a 3 anos de prisão, conforme a Lei Seca.

O Detran informa que, na última semana, foram realizadas quatro operações no Estado, incluindo duas em São Paulo e uma em Mirassol. Ao todo, 2.255 veículos foram abordados, resultando em 105 motoristas autuados por alcoolemia.

As autuações incluem 100 casos de recusa ao teste do bafômetro, quatro por direção sob efeito de álcool (índice de até 0,33 mg) e uma por crime de trânsito (índice a partir de 0,34 mg).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS