O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público, em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar, deflagrou nesta sexta-feira (6) a “Operação Ligações Perigosas”. A ação visa enfrentar a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na região de Araçatuba (SP), focando em desmantelar a infiltração da facção na política local, combater o tráfico de drogas e esclarecer homicídios.
A operação é resultado de um trabalho investigativo conjunto entre o Gaeco e a Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Araçatuba, com o objetivo de desarticular as atividades criminosas do PCC, punindo seus membros e colaboradores.
Mandados e cidades envolvidas
Foram expedidos 35 mandados de prisão temporária e 104 de busca e apreensão, a serem cumpridos em 13 cidades de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. As cidades incluem Araçatuba, Birigui, Penápolis, São Paulo, São José do Rio Preto, Paraguaçu Paulista, Assis, Anhumas e Dourados.
Com apoio do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), dois mandados de busca estão sendo cumpridos em presídios onde líderes da facção estariam emitindo ordens para crimes na região de Araçatuba.
A operação envolve 424 policiais civis e militares, dois helicópteros, policiais penais, e conta com a participação de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público.