Na manhã desta segunda-feira (28), em uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Civil de São Paulo, teve início uma operação internacional com o propósito de combater o crime de exploração sexual infantil online. A investida visa cumprir mandados tanto no Brasil quanto em sete nações adicionais. No interior do estado de São Paulo, nas cidades de Araçatuba, Birigui, Rio Preto, Catanduva e Votuporanga, também ocorrem ações.
A operação, batizada de “Aliados pela Infância”, almeja a detenção de suspeitos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de imagens relacionadas ao abuso sexual de crianças. No Brasil (50), Argentina (67), Paraguai (2), Chile (20), Equador (3), Estados Unidos (3), Porto Rico (2) e Panamá (6), estão sendo cumpridos um total de 151 mandados de busca e apreensão.
Nos municípios do noroeste paulista, são alvo da operação 13 mandados de busca e apreensão, distribuídos entre São José do Rio Preto (5), Catanduva (3), Votuporanga (2), Macaubal (1), Araçatuba (1) e Birigui (1). Em Sorocaba e Itu (SP), outros dois mandados estão sendo executados.
No desdobramento da operação até o momento, foram efetuadas, pelo menos, 10 prisões em flagrante no estado de São Paulo. Entre as apreensões realizadas, destacam-se equipamentos eletrônicos como celulares e computadores, utilizados para a prática criminosa.
A investigação conta com o apoio de diferentes países e segue com o intuito de desmantelar redes de exploração sexual infantil e responsabilizar os envolvidos. A ação, de alcance internacional, ressalta a importância da cooperação transfronteiriça no enfrentamento de crimes que afetam os direitos fundamentais das crianças.