RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Operação Renascidos desarticula esquema de falsificação de identidades com mandados em Araçatuba e outras cidades

Foto: Divulgação

Araçatuba (SP) foi uma das cidades onde o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Pará, cumpriu mandados de busca durante a “Operação Renascidos”. Deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), a ação apura um esquema de falsificação de documentos que permitia a condenados obterem novas identidades para se manterem foragidos da Justiça.

A operação mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e seis de prisão. Além de Araçatuba, as diligências ocorreram em outras cidades paulistas, como São Paulo, Osasco, Santos e Guarujá, e em municípios paraenses, incluindo Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital. A Justiça também determinou o sequestro de cerca de 20 veículos. Até o momento, não foi divulgado o número de alvos em Araçatuba, nem se houve apreensões na cidade.

De acordo com o Ministério Público, a investigação revelou uma rede sofisticada de fraudes para a obtenção de novas identidades. Criminosos utilizavam RGs emitidos em outros Estados para acessar documentos falsos, como CNH, título de eleitor e habilitação náutica, além de constituir empresas de forma fraudulenta.

Com as identidades falsas, membros de facções criminosas e estelionatários conseguiam burlar a Justiça, dificultando sua localização e prisão. A operação tem como objetivo coletar provas das fraudes nos sistemas de identificação civil e executar mandados de prisão de foragidos antigos que utilizam documentos falsificados.

Além de agentes policiais, promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e membros do Gaeco participaram do cumprimento dos mandados em cidades do Pará e de São Paulo. As investigações seguem em andamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS