A Organização Social de Saúde (OSS) Organização Mãos Amigas, sediada em Santos (SP), está prestes a assumir a gestão do pronto-socorro de Birigui, substituindo a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (BHCL). O contrato da BHCL com a Prefeitura, que se encerra em 6 de dezembro, não será renovado.
A Mãos Amigas já gerencia desde julho as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município por meio de contrato. Os serviços incluirão a implementação da Saúde da Mulher diurno.
Funcionários contratados pela entidade expressaram preocupações quanto a atrasos nos pagamentos e a falta de complemento do piso da enfermagem, mesmo com recursos repassados pelo governo federal e transferidos pelo município.
A contratação da Mãos Amigas foi divulgada por meio de um processo seletivo para o projeto na cidade, visando a contratação de profissionais para os serviços de urgência e emergência pré-hospitalar no pronto-socorro municipal. O contrato, regido pela CLT, terá duração inicial de 12 meses.
Esta será a terceira entidade a assumir a gestão do pronto-socorro municipal durante a atual administração. O prefeito Leandro Maffeis rompeu o contrato com a Santa Casa de Birigui no início de seu mandato e, posteriormente, fez contratos emergenciais com o Instituto São Miguel Arcanjo e a BHCL. O contrato com a BHCL, inicialmente previsto para até cinco anos, foi prorrogado por apenas seis meses e não será renovado. A Prefeitura ainda não forneceu detalhes sobre os termos da contratação da Mãos Amigas.