Panfletagem no centro de Araçatuba encerra campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Uma ação de panfletagem educativa marcou, na manhã deste sábado (17), o encerramento da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Araçatuba.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma ação de panfletagem educativa marcou, na manhã deste sábado (17), o encerramento da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Araçatuba. A atividade foi realizada no calçadão da Rua Marechal Deodoro, no Centro, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Cidadã, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A iniciativa buscou sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e da denúncia de casos de violência sexual infantojuvenil. Foram distribuídos panfletos informativos com orientações e canais de denúncia, como o Disque 100 e o telefone (18) 3608-8499 do Conselho Tutelar. A ação integra as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste domingo (18).

Programação incluiu teatro e palestra educativa

Na sexta-feira (16), a campanha promoveu duas atividades no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A peça teatral “O segredo de Léo”, da Companhia Bom Humor, foi apresentada a 108 alunos dos 1º e 2º anos da Emeb Cristiano Olsen. A montagem abordou de forma lúdica e educativa a proteção contra o abuso.

Na sequência, a educadora em sexualidade e escritora Mônica Cristina Shoene Kaimen ministrou uma palestra voltada a profissionais da rede de proteção do município, aprofundando o debate sobre os sinais de abuso e os mecanismos legais de enfrentamento.

A coordenadora do Creas, Mariane Camila Silva dos Santos, destacou a importância das ações preventivas. “Essas iniciativas visam mobilizar a sociedade e divulgar os canais de denúncia, contribuindo para o enfrentamento à violência sexual contra nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Continuidade nas escolas municipais

Apesar do encerramento oficial da campanha, a programação educativa continuará nas escolas municipais a partir de junho. Em parceria com a Secretaria de Educação, a peça “O segredo de Léo” será levada a todos os alunos do ensino fundamental da rede pública, junto com a distribuição de 5 mil exemplares do gibi educativo homônimo.

A iniciativa é financiada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), por meio da destinação de recursos do imposto de renda.

Dados preocupantes

De acordo com dados do Creas, Araçatuba registrou, em 2024, um total de 245 casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes, dos quais 38 envolveram abuso sexual, principalmente em ambiente familiar. O número representa 16% do total de ocorrências envolvendo esse público no último ano.

O Dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas 8 anos, vítima de sequestro, abuso e assassinato em 1973, na cidade de Vitória (ES), em um caso que comoveu o país.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS