Os vereadores de Araçatuba aprovaram nesta segunda-feira (24), durante a 8ª sessão ordinária do ano, oito requerimentos de informações oficiais endereçados ao prefeito Lucas Zanatta (PL). O chefe do Executivo municipal terá até 15 dias para prestar esclarecimentos.
Um dos documentos aprovados pelo Plenário pede explicações da Prefeitura para o vazamento de esgoto verificado em diversas regiões da cidade. Segundo o vereador Denilson Pichitelli (Republicanos), autor do requerimento aprovado, moradores acionaram seu gabibete parlamentar para relatar o problema e pedir soluções.
De acordo com as informações recebidas pelo vereador, os vazamentos estariam ocorrendo no cruzamento da Avenida Odorindo Perenha com a Rua Anze Molize; na esquina da Rua Santa Isabel com a Rua Panorama; na Avenida Umuarama e na Rua Francisco Vilella.
Pichitelli afirmou ainda que recebeu denúncias do retorno de dejetos pelas redes de esgoto das casas em alguns bairros, colocando em risco a saúde pública dos moradores.
Com base nessas reclamações, o vereador Denilson Pichitelli quer saber se a Prefeitura já comunicou a agência reguladora Daea sobre os vazamentos; quantas reclamações dessa natureza foram apresentadas desde 2024 e se houve queixas sobre transbordamentos ocorridos especificamente nos locais relatados pelos munícipes. Pichitelli pergunta ainda se a empresa GS Inima Samar, concessionária responsável pelo saneamento básico no município, já foi notificada sobre os vazamentos de esgoto naquelas localidades.
CIRURGIAS
O vereador Carlinhos do Terceiro (Republicanos) é autor de três requerimentos de informações oficiais aprovados em plenário.
A longa espera para realização de cirurgias no sistema público motivou o parlamentar a questionar a demora para a realização dos procedimentos cirúrgicos e o número de pacientes na fila de espera.
A previsão de reinício de atividades do Centro de Convivência do Idoso no Bairro Chácaras Arco-Íris e as medidas para minimizar excesso de barulho e inibir ações de vandalismo na Praça Hugo Lippe Júnior foram temas de outros dois requerimentos apresentados pelo vereador Carlinhos do Terceiro.
MEIO AMBIENTE E MOBILIDADE
O vereador Hideto Honda (PSD) obteve o aval do Plenário para pedir explicações sobre radares instalados em vias públicas do município. Honda quer saber qual o motivo para eles não funcionarem e se há previsão retomar as operações.
Com base na informação de supressão de árvores entre as ruas Rangel Pestana, Marcílio Dias e Gonçalves Ledo (antiga sede da Acrepom), na Avenida Mário Covas e na Avenida Dois de Dezembro; o vereador Luís Boatto (Solidariedade) pergunta à Prefeitura se há plano para o plantio e compensação das árvores erradicadas e quais espécies foram retiradas, com a devida justificativa. Durante a votação desse requerimento, um grupo de voluntários que atuam em defesa do meio ambiente estenderam faixas para sensibilizar vereadores e público em geral para a importância do plantio consciente de árvores.
TRIBUTOS E SEGURANÇA
O vereador Damião Brito (Rede), também por meio de requerimento, requer informações sobre os valores recolhidos por meio de arrecadação de Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) pelos bancos em funcionamento no município em 2024.
Já o vereador Arlindo Araújo (Solidariedade) quer saber os motivos da falta de guarda municipal na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Augusto Simpliciano Barbosa”, localizada no Jardim Planalto, no período noturno