A fonte interativa instalada no Parque Maria Chica, em Penápolis (SP), roubou a cena durante a cerimônia de reinauguração do espaço entre o final da tarde e a noite de domingo (30). Nem mesmo o clima ameno espantou as crianças, que aguardavam ansiosas o momento em que a fonte seria acionada.
Até o prefeito Caique Rossi (PSD) entrou na festa e se divertiu com a garotada na fonte, que emite jatos de água iluminados por luzes de LED que mudam de cor. Durante o evento, ele explicou que será definido em comum acordo com a comunidade os períodos em que a fonte será ativada para melhor uso.
Segundo o prefeito, a ideia de trazer essa fonte para Penápolis veio de visitas a Santos, onde existe uma semelhante, inaugurada em 2020. “A fonte veio do desejo de oferecermos algo inovador, alegre e que proporcione à população uma experiência não vivida ainda. Pesquisando possibilidades, fechamos na fonte,” contou.
De acordo com ele, o projeto de revitalização do Parque Maria Chica foi desenvolvido pelo Setor de Obras da Prefeitura, em conjunto com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Além da fonte, foram instalados playgrounds para as crianças, um deles com brinquedo inclusivo; um pergolado; redários; lanchonete; praça de convivência; quiosques com bancos e mesas de madeira; e um palco para apresentações artísticas, onde teve show após a inauguração.
O espaço já contava com pista para caminhada, que foi reformada e devidamente iluminada em todo seu percurso com postes com luzes de LED. A reportagem também encontrou bebedouros instalados no percurso.
Há ainda uma quadra de vôlei de areia, e o parque é sede dos ginásios de Ginástica Artística e de Lutas, que também foram modernizados, recebendo novo tatame e climatização. A pista de skate existente no parque também foi reconstruída, o alambrado do campo de futebol foi restaurado, e foram construídas novas quadras de areia.
As obras de revitalização do Parque Maria Chica foram executadas pela empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda EPP, que recebeu R$ 2.161.969,36 mediante processo de licitação. Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, um dos projetistas da revitalização, citou que o projeto teve início em 2022, para ser inaugurado agora.
Ele lembrou que esteve presente na inauguração do parque em 1996, durante a gestão do ex-prefeito Alidino Valter Bonini, falecido em 2015. “Agora o parque possui mais opções de lazer e esportes; um espaço agradável para se divertir com a família e amigos,” completou.
Durante a cerimônia, o filho do ex-prefeito, Paulo Bonini, que esteve presente na cerimônia, foi homenageado com uma placa comemorativa. “Quero destacar a importância que foi a criação desse parque para a cidade e hoje estou muito feliz em poder dar continuidade a esse projeto e entregar um parque mais modernizado às famílias penapolenses,” disse Caique.
Alguns artistas que contribuíram com a revitalização do parque também foram homenageados pela administração municipal. Entre eles, estiveram presentes duas artistas penapolenses que receberam flores.
Uma delas é Ana Franco, que ficou responsável por produzir um painel de mosaicos que foi instalado no muro ao lado do grande portal de entrada do parque.
A outra é Alessandra Nadai, que teve publicado ao lado desse painel um relato histórico da história de Maria Chica. Esses trabalhos foram realizados a pedido de Bachiega para também contemplar a parte histórica da cidade.
Os outros dois artistas homenageados foram Rodrigo Matias e Léo Lopes, um deles responsável pela arte da pintura externa dos ginásios, e o outro por um grafite que está em fase final de instalação.
O secretário municipal de Esportes, Leandro Perez, também participou da cerimônia de inauguração, assim como a vice-prefeita Mirela Fink e vereadores.