O ator Paulo Betti traz a Araçatuba seu espetáculo solo Autobiografia Autorizada, em uma apresentação única no próximo domingo (20), às 19h, no Anfiteatro José Calixto, localizado na praça Florisval de Oliveira, no bairro Pinheiros. A peça, dirigida por Betti e Rafael Ponzi, estreou em 2015 no Centro Cultural Correios e já percorreu diversas cidades brasileiras, além de Luanda e Portugal.
O monólogo celebra os 40 anos de carreira de Paulo Betti e foi inspirado em textos que o ator escreveu durante a adolescência, além de colagens de acontecimentos da época e artigos que publicou por quase três décadas no jornal de sua cidade natal. A peça revisita memórias da juventude do ator, oferecendo ao público uma narrativa poética e emocionante.
Segundo Betti, a peça reflete sua “fixação pela memória da infância e adolescência”, vivida em um ambiente difícil, mas carregado de poesia. O ator explica que essas recordações formaram a base para compartilhar experiências que provocam emoção, riso e reflexão.
Além do espetáculo, Paulo Betti conduzirá a oficina Interpretação para Atores na manhã de domingo, às 10h. Voltada para atores e aspirantes, a atividade prática explorará a construção de personagens e técnicas de interpretação. A oficina faz parte da programação do Festara – Festival de Teatro de Araçatuba.
O Festara, realizado pela Associata em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba e com apoio do Sesc, celebra o teatro e oferece uma oportunidade única de aprendizado e imersão na arte cênica.
Paulo Betti, aos 72 anos, tem uma trajetória de vida marcada por desafios. Filho caçula de uma família rural com 15 irmãos, superou dificuldades como a esquizofrenia do pai e a falta de escolaridade da mãe. Formado na Escola de Arte Dramática da USP, o ator também lecionou na Unicamp, e em sua peça autobiográfica interpreta personagens que marcaram sua vida, proporcionando um espetáculo tocante e divertido.