RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mais de 100 adolescentes são encontrados em situação de trabalho infantil em Birigui

A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.

Fiscalização foi realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, em 53 empresas de Birigui | Foto: Divulgação

Mais de 100 adolescentes foram encontrados em situação de trabalho infantil durante uma operação conjunta realizada em Birigui (SP), entre os dias 10 e 14 de novembro.

A fiscalização, que inspecionou 53 empresas na cidade, foi conduzida pelo Grupo Especial Móvel de Fiscalização do Trabalho Infantil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em articulação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF).

A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.

A ação também fiscalizou o cumprimento da lei para adolescentes de 16 e 17 anos, que não podem exercer atividades perigosas, insalubres, penosas, noturnas ou que prejudiquem seu desenvolvimento, conforme a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Decreto 6.481/2008).

Segundo o balanço da operação, não houve vítimas resgatadas. Nos casos em que a legislação permitia o trabalho, as empresas foram orientadas a corrigir imediatamente as irregularidades encontradas, especialmente em relação à jornada e às atividades desempenhadas pelos jovens.

A ação contou ainda com o envolvimento da rede de proteção local, como o Conselho Tutelar, a Assistência Social, o Sistema S e sindicatos, que serão responsáveis por realizar os encaminhamentos necessários e o acompanhamento das famílias dos adolescentes identificados.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS