A Polícia Civil de Araçatuba (SP) deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a “Operação Echo”, uma ofensiva focada na repressão a crimes de violência doméstica contra a mulher e abusos sexuais contra crianças e adolescentes. A ação, coordenada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade, resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em diversos pontos do município.
Durante a operação, os agentes apreenderam uma arma de fogo, além de aparelhos celulares e notebooks. Segundo a polícia, todo o material coletado será encaminhado para perícia técnica. O objetivo é encontrar provas que possam fortalecer as investigações em andamento e levar à responsabilização dos autores dos crimes.
Adolescente foi apreendido
No decorrer das diligências, um adolescente foi apreendido. No entanto, a Polícia Civil não forneceu detalhes sobre o grau de envolvimento do jovem nos casos que estão sendo investigados.
O nome “Echo”, dado à operação da Polícia Civil, significa alto-falante, como uma referência à importância de dar voz e repercussão às denúncias de vítimas que, muitas vezes, sofrem em silêncio.
Como Denunciar
A polícia reforça a importância da colaboração da população. Para casos de emergência ou para denunciar situações de violência doméstica e abusos contra crianças e adolescentes, estão disponíveis os seguintes canais:
•Disque 100 (Direitos Humanos): Recebe denúncias de violações de direitos humanos, incluindo violência contra crianças e adolescentes.
•180 (Central de Atendimento à Mulher): Oferece escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência.
As ligações são gratuitas e os serviços funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. O sigilo do denunciante é garantido.



