RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia Civil prende suspeitos de ataque hacker à Prefeitura de Rio Preto

Operação cumpriu mandados de prisão contra dois suspeitos de envolvimento no caso, na manhã desta terça-feira (7).

Operação foi deflagrada pela Deic

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São José do Rio Preto (SP), deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (7) para cumprir mandados de prisão contra dois suspeitos de envolvimento em um ataque hacker ao sistema da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro), ocorrido em junho deste ano. A ação criminosa resultou na interrupção de serviços públicos essenciais na cidade.

O ataque, que se estendeu por seis dias, de 5 a 11 de junho, desabilitou plataformas cruciais para o funcionamento da administração municipal, incluindo os sistemas de telefonia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Guarda Civil Municipal.

O impacto da paralisação foi sentido em diversas áreas. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), médicos, enfermeiros e atendentes precisaram recorrer a registros manuais para os atendimentos. Além disso, a administração municipal foi forçada a estender os prazos de 23 concorrências públicas que estavam em andamento.

Para identificar a origem da falha e restaurar os sistemas, a Empro contratou uma empresa de consultoria especializada, em um contrato no valor de R$ 84,7 mil. A equipe da Empro anunciou a reabilitação dos sistemas no dia 11 de junho.

Os investigados foram detidos e encaminhados à sede da Deic, onde serão ouvidos. A polícia espera esclarecer a motivação e a extensão da participação dos suspeitos no ataque que gerou caos no serviço público da cidade.

A Prefeitura de Rio Preto emitiu uma nota sobre a operação desta terça-feira:

“A Prefeitura de São José do Rio Preto agradece o empenho do Deic e da Empro na investigação do ataque hacker que afetou os serviços públicos, especialmente na área da Saúde. Desde o início do ocorrido, os órgãos da administração municipal e a Polícia Civil têm atuado de forma conjunta para identificar e responsabilizar os envolvidos, bem como apurar os interesses por trás da ação que comprometeu os sistemas municipais. Independentemente da origem dos suspeitos, todos serão investigados e punidos com o rigor da lei.”

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS