Dois cães em situação de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Civil em um imóvel abandonado na Vila Ideal, em Pirapozinho (SP), nesta segunda-feira (29). A ação, conduzida pelo Setor de Investigações Gerais (SIG), foi motivada por uma denúncia anônima.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a residência em estado de abandono. No quintal, que estava sujo com fezes antigas e entulho, havia dois cachorros.
Um deles, um pitbull de pelagem amarela e idade avançada, estava extremamente magro e com múltiplos machucados pelo corpo. O outro, um cão branco sem raça definida, estava muito assustado.
A equipe notou que, embora houvesse um pote com água, ele estava fora do alcance do pitbull, que era o animal mais fraco. Não havia qualquer sinal de comida ou embalagens de ração no local.
Tutor ausente
Segundo relatos de vizinhos, que não quiseram se identificar, o tutor dos animais estava ausente havia aproximadamente 15 dias. A responsabilidade de alimentar os cães teria ficado com sua ex-companheira, que mora nas proximidades, mas ela não foi encontrada durante a ação policial.
Devido à condição crítica, os cães foram recolhidos e levados para a ONG S.O.S. Animais, onde receberão cuidados veterinários.
Um laudo técnico será emitido para ser usado no processo de responsabilização criminal. A Vigilância Sanitária também será notificada para tomar as medidas necessárias em relação ao imóvel.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o crime de maus-tratos a animais, qualificado por se tratar de cães, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98. O tutor responderá na Justiça pelo ocorrido.



