A Polícia Civil de Araçatuba (SP) fechou nesta quarta-feira (12) um bingo que operava de forma irregular em um centro de compras na área central da cidade. Durante a ação, denominada “Operação Cartela Cheia”, foram apreendidos R$ 6.500,00 em dinheiro, 66 mesas, 260 cadeiras, 56 computadores, cartelas e bolas de bingo, além de celulares e dispositivos eletrônicos usados para os jogos.
Investigações e irregularidades
Segundo a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), a empresa responsável pelo bingo teria solicitado alvarás judiciais sob o pretexto de realizar eventos beneficentes, mas na prática operava um bingo profissional, o que é proibido pela legislação vigente.
O local já havia tido seu alvará de funcionamento cassado pela Prefeitura no dia de abertura do bingo, devido à atividade irregular.
Autuações e penalidades
A operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, resultando em múltiplas autuações:
- Vigilância Sanitária aplicou sete multas por irregularidades;
- Corpo de Bombeiros lavrou três autos de infração;
- Prefeitura multou a empresa pela terceira vez.
Os materiais apreendidos foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), com o uso de várias viaturas para transporte.
Investigação e possíveis crimes
Os responsáveis pelo bingo não estavam presentes no momento da ação, mas quatro pessoas ligadas à empresa foram levadas à delegacia, ouvidas e liberadas após assinarem um termo de compromisso.
O inquérito instaurado na 1ª Vara Criminal de Araçatuba apura possíveis crimes como:
- Exploração de Jogos de Azar;
- Associação Criminosa;
- Falsidade Ideológica;
- Lavagem de Dinheiro;
- Possível Organização Criminosa.
Se condenados, os envolvidos podem pegar até 20 anos de prisão.



