Uma operação policial realizada na manhã desta quarta-feira (18) em Valparaíso, São Paulo, resultou na apreensão de duas armas de fogo, diversas munições e na prisão em flagrante de um homem, como parte de um esforço para combater a violência doméstica na região.
A ação contou com a participação de novos policiais civis que se formaram recentemente e foram integrados às delegacias das cidades de Araçatuba e Andradina. Esta operação foi coordenada pelo delegado Rodolfo Freitas Silva, e focou em casos que estão em investigação.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e estabelecimentos comerciais, onde as equipes policiais encontraram uma pistola com um carregador e 11 munições. Apesar da arma estar registrada, ela foi apreendida por representar risco a uma mulher em situação de vulnerabilidade, e o investigado foi ouvido e liberado.
Em outra abordagem, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 com quatro munições intactas. Esta arma, que não possuía registro, foi utilizada para ameaçar uma mulher. O responsável pela arma foi preso em flagrante e teve fiança arbitrada no valor de um salário mínimo, sendo liberado após apresentação do valor.
O Deinter-10, Departamento de Polícia Judiciária de Araçatuba, recebeu 133 novos policiais na terça-feira (17), reforçando o efetivo nas delegacias da região. Esses profissionais foram designados para atuar diretamente na operação de combate à violência doméstica.
A Polícia Civil considerou o resultado da operação positivo, destacando a importância de retirar armas de fogo das ruas, especialmente aquelas ligadas a denúncias de violência familiar, contribuindo para a segurança das mulheres e o enfrentamento de situações de risco.