Polícia Federal prende réu em Birigui por envolvimento nos atos de 8 de janeiro em Brasília

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) prendeu nesta quinta-feira (6), em Birigui, um dos réus investigados por participar dos atos que culminaram nas invasões e danos aos prédios dos Três Poderes em Brasília (DF), em 8 de janeiro de 2023.

De acordo com a reportagem, agentes de Araçatuba cumpriram quatro mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para capturar foragidos da Operação Lesa Pátria. Além do preso em Birigui, cuja identidade não foi divulgada, buscas foram realizadas em Andradina, Panorama e Paulicéia, mas os alvos, dois homens e uma mulher, não foram localizados.

A Polícia Federal informou que agentes estão cumprindo mandados de prisão preventiva em 18 Estados e no Distrito Federal para capturar investigados e condenados vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Ao longo de 27 fases, a Operação Lesa Pátria realizou centenas de prisões, incluindo vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes cometidos no início do ano passado.

Foragidos

Mais de duas centenas de réus deliberadamente descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países para evitar responder pelos crimes. Até as 10h desta quinta-feira, 38 pessoas foram presas em Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. Diligências continuam em andamento para localizar e capturar outros 170 condenados ou investigados considerados foragidos.

Crimes

Os fatos investigados constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS