Nesta quarta-feira (27), a Polícia Militar Ambiental, em parceria com diversos órgãos e instituições locais, promoveu um evento marcante de preservação ambiental em Birigui (SP). O destaque foi o plantio simbólico de mudas de árvores nativas em uma Área de Preservação Permanente (APP) na Fazenda São João, localizada no bairro Pau Lavrado.
O evento, que contou com a participação ativa do Rotary Clube de Birigui, Casa da Amizade, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e membros da comunidade escolar da Escola Estadual Hermínio Cantisani, teve como objetivo celebrar o “Dia da Água”, comemorado na última sexta-feira (22).
A ação simbólica de plantio faz parte de um projeto mais amplo de recuperação ambiental, visando revitalizar a mata ciliar do córrego Jacutinga, afluente do ribeirão Baixote, importante manancial de água para a região. Aproximadamente 7.600 mudas serão plantadas em uma área de cerca de 70.000 m².
Além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos, o projeto visa a formação de corredores ecológicos, facilitando o deslocamento da vida selvagem entre diferentes habitats e promovendo a diversidade genética e a regeneração natural das florestas ribeirinhas. A iniciativa, portanto, desempenha um papel crucial na conservação da vida selvagem e na manutenção dos ecossistemas terrestres e aquáticos da região.