RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeita de Birigui busca solução para reforma da Delegacia Sede e conhece sistema de monitoramento em São Paulo

A prefeita de Birigui (SP), Samanta Borini (PSD), esteve em São Paulo, na quarta-feira (29), para discutir a reforma do antigo prédio da Delegacia Sede do município, que está desocupado desde 2016 e foi alvo de um incêndio em agosto de 2024.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A prefeita de Birigui (SP), Samanta Borini (PSD), esteve em São Paulo, na quarta-feira (29), para discutir a reforma do antigo prédio da Delegacia Sede do município, que está desocupado desde 2016 e foi alvo de um incêndio em agosto de 2024.

Reforma da Delegacia Sede

Durante a visita, a prefeita se reuniu com o delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian, e o delegado adjunto Gilson Cezar Pereira da Silveira, para obter informações sobre o andamento da obra. O imóvel, localizado na Rua Bento da Cruz, no centro da cidade, não recebeu as reformas prometidas há quase uma década.

Em agosto de 2024, o prédio foi atingido por um incêndio, e testemunhas relataram ter visto um casal, aparentemente em situação de rua, saindo do local momentos antes do fogo começar.

Na época, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou que os trâmites para a reforma estavam em andamento, mas não forneceu detalhes sobre prazos ou orçamento.

Além da reforma da delegacia, Samanta reforçou o pedido de doação de armas para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Birigui, buscando fortalecer a segurança pública local.

Conhecimento sobre sistema de monitoramento

Ainda em São Paulo, a prefeita visitou a sede do Consórcio Smart City SP, responsável pelo Smart Sampa, um dos maiores sistemas de monitoramento por câmeras do país, implantado a partir de 2023 na capital paulista.

O projeto prevê a instalação de até 40 mil câmeras, sendo 20 mil previstas na licitação e outras 20 mil integradas de sistemas privados, como empresas, condomínios e concessionárias.

Possível implantação em Birigui

Samanta Borini avalia a possibilidade de implementar um sistema semelhante em Birigui, para aumentar a segurança e a eficiência dos serviços públicos.

Uma das empresas do consórcio, a Camerite Sistemas S.A., já operou um sistema de monitoramento com 60 câmeras em Araçatuba em 2024, e pode ser uma das opções para a cidade vizinha.

“O Smart Sampa é um projeto inovador, que, além de oferecer mais segurança à população, também permite integrar diversos órgãos públicos, melhorando o atendimento ao cidadão”, destacou a Prefeitura de Birigui em nota à imprensa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS