RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura anuncia medidas na Lagoa das Flores para evitar alagamentos

Entre as medidas emergenciais está o desassoreamento da lagoa; município também planeja a construção de uma nova lagoa de contenção.

O prefeito Lucas Zanatta esteve na Lagoa da Flores no final do dia | Foto: Divulgação

Após o transbordamento da Lagoa das Flores, no último sábado (13), que inundou dezenas de casas, a Prefeitura de Araçatuba (SP) anunciou um pacote de medidas emergenciais e estruturais para solucionar o problema dos alagamentos na região. Desde o ocorrido, o prefeito Lucas Zanatta (PL) e secretários municipais estão elaborando estratégias para lidar com a situação.

A administração municipal atribui o desastre ao volume de chuva recorde, que atingiu 102,4 milímetros (mm) em um único dia, volume que representa mais da metade da média histórica esperada para todo o mês de dezembro (189,9 mm).

Segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), a chuva de sábado foi o maior volume diário registrado na cidade nos últimos 14 anos. Até então, o maior volume havia sido de 103,5 milímetros, em março de 2011.

Segundo a Prefeitura, a intensidade da chuva superou a capacidade de drenagem da lagoa, e a situação foi agravada pelo acúmulo de sedimentos e resíduos sólidos. A administração ressaltou que a bomba de escoamento funcionava normalmente, mas precisou ser desligada quando a lagoa transbordou.

Ações Imediatas

Como medidas urgentes, a Prefeitura já iniciou o desassoreamento da lagoa para aumentar sua capacidade de armazenamento e a limpeza geral da área alagada. Além disso, está providenciando a instalação de uma segunda bomba para acelerar a vazão da água em futuras chuvas intensas.

Paralelamente, o Fundo Social de Solidariedade está cadastrando e prestando atendimento a todas as famílias atingidas, enquanto a Secretaria de Assistência Social estuda formas de apoio continuado.

Nesta segunda-feira (15), o prefeito Lucas Zanatta se reuniu com representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo para buscar recursos, apoio técnico e equipamentos, visando fortalecer a capacidade de resposta do município a eventos climáticos extremos.

Nova lagoa

Para uma solução definitiva, a Prefeitura anunciou que planeja a construção de uma nova lagoa de contenção na cidade. O município também pretende buscar recursos a fundo perdido em programas estaduais e federais para financiar projetos de enfrentamento a desastres climáticos.

“Eventos extremos, como o registrado no dia 13, não podem ser tratados como exceção, mas como um alerta para a construção de uma cidade mais resiliente”, avaliou o prefeito Lucas Zanatta.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS