Durante a vigência do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) em Birigui (SP), a Prefeitura arrecadou R$ 4.605.915,28 em impostos municipais em atraso. O programa, também conhecido como Refis Municipal, esteve ativo de 10 de setembro a 20 de dezembro do ano passado. Durante esse período, 4.342 contribuintes regularizaram suas pendências financeiras com o município.
Dentre os participantes, 2.258 optaram pelo parcelamento das dívidas, enquanto 2.084 escolheram o pagamento à vista, aproveitando um desconto de 100% nos juros, multa e honorários. O valor arrecadado superou em mais de 220% o PPI anterior.
O secretário de Tributação e Fiscalização, Marcelo Belluzzo, destacou que os recursos obtidos contribuem para custear serviços municipais, como segurança pública, saúde e educação. A iniciativa do programa partiu da Câmara Municipal, com um projeto apresentado pelo vereador Paulinho do Posto (Avante).
Apesar de não ter publicado a lei que autorizou o parcelamento, a Prefeitura destacou, na época, que o programa seria uma oportunidade para os munícipes regularizarem suas situações e reduzirem a inadimplência.