A Prefeitura de Andradina anunciou a ampliação dos serviços de castração de animais, por meio de uma parceria com o Curso de Medicina Veterinária da Fundação Educacional da cidade. O objetivo é realizar mutirões de castração de cães, com o apoio de alunos do curso.
Os animais castrados também receberão microchips de identificação. “Além de facilitar a identificação dos animais, teremos um cadastro completo com informações sobre vacina, propriedade e até mesmo o endereço do tutor. Isso contribuirá para um controle mais eficaz e ágil no caso de animais perdidos ou abandonados”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabrício Mazotti.
A iniciativa foi definida em uma reunião realizada no Gabinete do prefeito, com a presença do coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Fábio Nogueira, da diretora da Fundação, Carla Baleroni Guerra, da Coordenadora da Causa Animal, Elaine Stelutti, e do vice-prefeito Lucas Lopes. Durante o encontro, ficou acertado que o primeiro mutirão será realizado no dia 26 de abril.
A microchipagem é uma técnica simples, que envolve a aplicação de um chip do tamanho de um grão de arroz, esterilizado e seguro para os animais. O dispositivo contém um código único, armazenando informações vitais, como dados do tutor e do pet, sendo uma ferramenta fundamental para a diminuição dos casos de abandono.
Desde o início do ano, 140 cães foram castrados pelo serviço de castração do município.