A Prefeitura de Araçatuba divulgou nesta semana que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá um reajuste de 4,72% em 2024. O aumento, que acompanha a variação da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), afetará os contribuintes da cidade, refletindo no valor a ser pago no próximo ano. A medida foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Município.
Araçatuba divulga novo valor do IPTU com reajuste de 4,72% e detalha opções de pagamento
Araçatuba, que possui aproximadamente 116 mil imóveis cadastrados, entre residenciais, comerciais e industriais, anunciou a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, que totaliza R$ 74 milhões. No entanto, devido à inadimplência histórica, a expectativa de arrecadação é de cerca de R$ 60 milhões.
Opções de pagamento e prazos
Os contribuintes terão duas formas de quitar o imposto:
- À vista com 10% de desconto: pagamento único até abril de 2025;
- Parcelado em até 10 vezes: as parcelas começam a vencer entre março e abril de 2024.
Quem optar pelo parcelamento e pagar as parcelas dentro do prazo terá um desconto adicional de 5% em cada uma delas.
Entrega dos carnês
A Prefeitura de Araçatuba prevê que os carnês sejam entregues aos contribuintes no final de janeiro de 2024. Além disso, os documentos também estarão disponíveis para consulta e impressão no site oficial do município a partir do mesmo período.
Isenções
Cerca de 4.200 imóveis terão isenção do imposto, conforme os critérios definidos pela legislação municipal.
A Prefeitura destaca a importância do pagamento pontual para evitar acréscimos no valor devido e garantir os descontos previstos, além de reforçar a contribuição dos cidadãos para os investimentos em serviços e infraestrutura da cidade