RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura de Araçatuba proíbe publicidade em rotatórias

Prefeitura argumenta que a propaganda nestes locais compromete a visibilidade dos motoristas, aumentando o risco de acidentes, além de causar poluição visual.

Propaganda em rotatórias de Araçatuba está vedada a partir desta sexta-feira (10) | Foto: Alessandra Nogueira

A Prefeitura de Araçatuba (SP) proibiu a veiculação de publicidade em rotatórias da cidade. A nova regra vale a partir desta sexta-feira (10), após a publicação, no Diário Oficial do Município, de um decreto que modifica as normas que regulamentam a exploração de propaganda ao ar livre.

O objetivo, segundo a Prefeitura, é garantir maior segurança viária e “harmonia urbana”, especialmente em áreas de intenso fluxo de veículos e pedestres.

O novo decreto, assinado pelo prefeito Lucas Zanatta (PL), estabelece a proibição de placas, faixas, banners, painéis e totens nas rotatórias das vias públicas do município.

Segundo o texto, a instalação indiscriminada de elementos publicitários pode comprometer a visibilidade dos condutores, aumentando o risco de acidentes.

A Prefeitura argumenta, ainda, que a poluição visual causada pela publicidade excessiva compromete a estética urbana e contraria o princípio do interesse público sobre o privado.

Exceções à Regra

O decreto abre duas exceções,. As placas do programa municipal “Abrace o Verde” continuam permitidas, desde que devidamente autorizadas pela Prefeitura. O programa permite que cidadãos e empresas “adotem” áreas verdes e rotatórias, cuidando de sua manutenção e paisagismo.

As campanhas institucionais promovidas pelo município, com fins educativos, informativos ou de interesse público, também continuam permitidas, conforme o novo decreto, que atende a um pedido do vereador Denilson Pichitelli (Republicanos).

“Além de ser tornar o trânsito perigoso, ao comprometer a visibilidade dos motoristas, as publicidades nas rotatórias enfeiam a cidade e prestam um desserviço à população”, afirmou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS