A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou a Prefeitura de Birigui (SP) na quarta-feira (19) por despejar esgoto não tratado no Ribeirão Baixotes. A fiscalização constatou a contaminação, evidenciada pela coloração escura e o cheiro forte do rio.
A licença para a estação de tratamento de esgoto da cidade não havia sido renovada até segunda-feira (17), e o nível desejado de tratamento não foi alcançado. A situação persiste desde 2022, resultando em uma multa de quase R$42 mil aplicada à prefeitura. A Cetesb já vinha advertindo e multando a prefeitura desde o ano passado.
Em resposta, a Prefeitura de Birigui informou que um dispositivo de tratamento quebrou, mas foi substituído na quarta-feira (19). A expectativa é de que a situação se normalize até o final da tarde de quinta-feira (20). A administração municipal também destacou que a análise da Cetesb foi realizada em fevereiro e que melhorias no sistema de esgoto estão em andamento, atingindo 77% de eficiência, próximo aos 80% desejados.