RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Projeto de Saúde Mental de Araçatuba que ganhou destaque nacional é registrado em documentário

O projeto de Saúde Mental de Araçatuba, eleito na 20ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS” como a melhor experiência do Estado de São Paulo, virou documentário. O trabalho ganhou destaque no 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em junho, em Belo Horizonte (MG).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto de Saúde Mental de Araçatuba, eleito na 20ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS” como a melhor experiência do Estado de São Paulo, virou documentário. O trabalho ganhou destaque no 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em junho, em Belo Horizonte (MG).

“De gestor e louco, todo mundo tem um pouco: o protagonismo do usuário no processo de planejamento participativo” foi o tema da experiência premiada, desenvolvida pelas unidades da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), da Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho também ficou entre as 15 melhores experiências dos municípios paulistas, conquistando o Prêmio Davi Capistrano, durante a 21ª Mostra de Experiências Exitosas do 38º Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), realizado em Santos, em abril.

PRODUÇÃO

O vídeo, que apresenta os desafios nos atendimentos aos usuários dos serviços e como a iniciativa transformou o cenário da saúde mental no município, foi produzido pelo Cosems e está disponível no canal do Youtube do conselho. Pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/w5LAJ020Ejw?si=2-OVvSAXG1Aqr04b

O processo de produção seguiu o modelo “colab”. Com duração de 6 minutos e 51 segundos, o vídeo tem a participação de autores e gestores locais, além de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), se tornando um acervo de trabalho bem-sucedido para outros municípios.

PROJETO

O documentário relata que antes da implantação do projeto os serviços de saúde mental apresentavam índices baixos de adesão às atividades e alto índice de absenteísmo. Não havia participação efetiva dos usuários na organização dos serviços e a oferta nem sempre atendia as necessidades reais deles.

O projeto teve como objetivo reorganizar e qualificar a assistência prestada, a partir da inclusão dos usuários no processo de planejamento, participando ativamente nas etapas de diagnóstico situacional, definição de prioridades, elaboração da matriz de intervenção, monitoramento das ações e avaliação final.

A iniciativa resultou em um aumento de engajamento dos usuários nos grupos terapêuticos e oficinas de culinária, atividade física, artesanato e música. Ainda foi identificada redução de 15% nas faltas das consultas médicas e acompanhamento terapêutico, além de melhoria na qualificação do cuidado prestado.

AUTORES

O trabalho teve como autores a chefe de Divisão de Saúde Mental, Alessandra Maria Pedroso, a diretora de Assistência Especializada, Paula Roberta Pedruci Leme, a dirigente administrativa da Divisão de Saúde Mental, Letícia Silveira de Souza, e o apoiador institucional Tiago Aparecido da Silva.

Também integram a equipe os coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial: Matheus Martins Garcia (Caps-2), Susan Carla Pereira Rodrigues (Caps-3), e João Mário Cataroço (Caps-AD), além de Josiane Cristiana de Souza, que ano passado era a coordenadora do Caps-Infantojuvenil.

ZATTI SAÚDE

Desde o final de março, a Zatti Saúde é responsável pelos serviços prestados nas unidades da Rede de Atenção Psicossocial, por meio de convênio com a Prefeitura de Araçatuba. Filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), a Zatti também gerencia os atendimentos na Atenção Básica.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS