Em Araçatuba, o projeto “Livro dos Sonhos” realizou nesta quarta-feira (30) atendimento oftalmológico gratuito para cerca de 80 alunos da escola municipal Francisca de Arruda Fernandes, no bairro Santana. A iniciativa, conduzida pela Return Projects e patrocinada pela Valtra, tem como objetivo apoiar a saúde ocular das crianças para que possam desenvolver suas habilidades de leitura e escrita. Os exames foram realizados pela empresa Odontologia Móvel em parceria com a Ótica Diniz, permitindo que os alunos diagnosticados com necessidade de óculos escolhessem, sem custos, suas armações.
A coordenadora pedagógica da escola, Thaisa Carllote, destacou a importância do projeto, que além de realizar consultas oftalmológicas, ainda permitirá que os alunos produzam um livro que será editado e entregue a eles ao final do projeto. Segundo ela, a Valtra também está contribuindo com a estruturação de uma nova biblioteca na escola, com móveis e materiais, criando um espaço que vai beneficiar a comunidade escolar.
O oftalmologista João Gama, da Oftalmologia Móvel, reforça a relevância de se cuidar da visão para o bom desenvolvimento escolar das crianças. “Para que possam ler e escrever bem, é essencial que enxerguem bem. Realizamos um atendimento completo, com aparelhos avançados para exames de grau, biomicroscopia, retinografia e medição da pressão intraocular”, explicou.
O projeto “Livro dos Sonhos” é uma iniciativa da Return Projects, em parceria com a Idealize, e tem como missão promover a educação de qualidade e reduzir a desigualdade social. Além de Araçatuba, a ação também contempla escolas em Assis, Ourinhos e Tupã, alcançando mais de 400 crianças no total. Em cada instituição participante, o projeto visa implantar bibliotecas completas, com acervos diversificados e recursos tecnológicos, para criar ambientes que incentivem a criatividade e o aprendizado.
Outro destaque da ação é a formação continuada oferecida aos professores, com oficinas de capacitação voltadas a ampliar o impacto do projeto. Segundo a Return Projects, o compromisso vai além das consultas e bibliotecas, buscando criar um ambiente educativo mais inclusivo e eficiente.
Ao final do projeto, serão publicadas 2.000 cópias do “Livro dos Sonhos”, que, além de serem entregues gratuitamente às crianças, também integrarão os acervos das bibliotecas, com potencial para impactar não apenas os alunos participantes, mas toda a comunidade em que estão inseridos.