O projeto “Mulheres na Música Araçatubense”, lançado em abril de 2024, com o objetivo de mapear e divulgar musicistas da cidade, já está disponível para consultas pelo público. Desde o lançamento, a plataforma mulheres.mus.br recebeu diversos cadastros de mulheres que atuam no cenário musical de Araçatuba, como instrumentistas, cantoras, educadoras musicais, musicoterapeutas, DJs e produtoras culturais.
A página funciona como uma vitrine virtual gratuita, oferecendo espaço para que essas profissionais sejam conhecidas e seus trabalhos amplamente divulgados. O cadastro e a consulta são disponibilizados sem custo.
Como realizar a busca
Os interessados em conhecer as musicistas cadastradas podem acessar o site e fazer pesquisas diretamente na aba “musicistas”, onde os nomes estão organizados em ordem alfabética. Também é possível buscar por uma profissional específica ou por tipo de atuação, como, por exemplo, procurar por uma baixista, digitando o termo na barra de busca.
Oportunidades para contratantes
Segundo Talita Rustichelli, produtora cultural e coordenadora do projeto, a plataforma oferece uma oportunidade valiosa para bares, restaurantes, eventos e empresas conhecerem artistas locais para possíveis contratações. Além disso, o site serve como uma ferramenta de pesquisa para o público em geral, ajudando a promover a representatividade feminina na música de Araçatuba.
Parcerias e fortalecimento
O projeto também visa fomentar parcerias entre as próprias musicistas, criando uma rede de apoio e colaboração entre as mulheres do setor. “Queremos fortalecer a representatividade feminina nas artes e demonstrar o talento das profissionais de nossa cidade”, afirma Talita Rustichelli.
Cadastro de novas profissionais
Embora o período oficial de cadastro tenha terminado, as musicistas interessadas ainda podem solicitar registro gratuito entrando em contato pelo WhatsApp (18) 99671-6242. Mais informações estão disponíveis nas abas “Como cadastrar-se” e “Sobre o Projeto” no site.
O projeto é uma realização da Dita Pauta Comunicação e Cultura, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba e a Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), Ministério da Cultura e Governo Federal.