São José do Rio Preto (SP) obteve destaque no ranking do Programa Município VerdeAzul, ao acumular 95 pontos e conquistar a 4ª posição entre os municípios com uma população de 100 mil a 499,9 mil habitantes.
A maior cidade do noroeste paulista alcançou a pontuação máxima em diversos critérios, abrangendo governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar e biodiversidade.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado, enfatizou a importância dessa conquista, destacando que reflete os progressos constantes em todas as áreas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do município. Ela ressaltou: “É sempre uma grande conquista, que reflete avanços constantes que estamos fazendo em todas as áreas que compõem o desenvolvimento sustentável do município. A meta é seguir avançando.”
Além de Rio Preto, Gastão Vidigal liderou o grupo de cidades com menos de 10 mil habitantes, enquanto Valparaíso alcançou a 4ª posição entre os municípios com população entre 10 e 49 mil habitantes. No grupo que engloba cidades entre 50 e 99 mil habitantes, Votuporanga ficou em 3º lugar, e Penápolis em 5º.
A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Sobre o Programa Município VerdeAzul
Lançado em 2007, o programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) visa estimular a execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Este foi o primeiro ano que o ranking foi dividido por grupos, de acordo com a população, sendo:
- Grupo 1 – Municípios com até 9.999 habitantes.
- Grupo 2 – Municípios que têm de 10.000 a 49.999 habitantes.
- Grupo 3 – Municípios que têm de 50.000 a 99.999 habitantes.
- Grupo 4 – Municípios que têm de 100.000 a 499.999 habitantes.
- Grupo 5 – Municípios com mais de 500.000 habitantes.