A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), promoverá, no dia 8 de novembro (próximo sábado), a 7ª Festa da Primavera. O evento promete reunir famílias e amigos em uma noite de confraternização com música ao vivo, bingos e barracas de alimentos variados.
A programação terá início às 19h, no estacionamento da instituição. Entre as delícias do cardápio estão pastéis, frango assado, hot dog, pavê, espetinhos, doces e bebidas. Para as crianças, haverá brinquedos e atividades que garantem a diversão, enquanto os pais desfrutam da festa.
“Este evento já se tornou uma tradição em nossa cidade. Ele simboliza solidariedade e união, pois cada pessoa que participa contribui diretamente para a continuidade dos serviços que prestamos a toda a região”, ressalta a presidente da associação, Vanilda Maria Barboza (Vanda).
Novilha
Os visitantes também poderão participar de bingos com prêmios especiais, doados por empresas parceiras. Entre os brindes estão acessórios, calçados, móveis e vouchers. A rodada principal reserva recompensas de destaque: uma TV de 60 polegadas (quina), uma novilha e um carneiro (cartela cheia), além de um ar-condicionado de 12 mil BTUs.
As cartelas da rodada principal já estão à venda por R$ 30,00. Os interessados podem adquiri-las na sede da entidade (Rua Wandenkolk, nº 2.606), no novo espaço do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) (Avenida Waldemar Alves, nº 722) e em diversos pontos parceiros espalhados pela cidade.
Toda a arrecadação será destinada ao custeio dos serviços oferecidos pela entidade, que atualmente atende pacientes de 40 municípios do Departamento Regional de Saúde 2 (DRS-2). “Participar dessa iniciativa é contribuir diretamente para um futuro de mais cuidado e esperança para nossos usuários”, destaca Vanda.
Ritinha Prates
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. A entidade atua na área da saúde e inclusão social por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), oferecendo serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. Atualmente, o HNRP atende 60 usuários em regime de internação hospitalar de longa permanência.
Em março de 2021, a entidade inaugurou a UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. A unidade atende usuários de 11 municípios da área central da DRS-2, que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.
A associação também administra o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva. A unidade é referência na rede de atenção à saúde do território, realizando cerca de 700 atendimentos mensais. Os serviços são voltados a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual, de ambos os sexos e de todas as idades, encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS-2.
Desde maio de 2025, a entidade conta com a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA), equipada com profissionais qualificados e equipamentos específicos para diferentes tipos de tratamento. Com capacidade para atender mais de 800 usuários por mês, o objetivo da UFA é proporcionar qualidade de vida rapidamente aos usuários de Araçatuba (SP).
Centro de especialidades
Em novembro de 2025, inaugurou o Centro de Especialidades Ritinha Prates (CERP), que oferece exames de imagem especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como ultrassonografia de abdome total, urinário, transvaginal, mamas, doppler de membros e carótidas, de articulações além de endoscopia digestiva, voltados a usuários com idades entre 18 e 70 anos, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pela Central de Regulação do município.



