As rodovias Marechal Rondon (SP-300) e Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), que atravessam a região de Araçatuba, figuram entre as dez melhores do Brasil, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, divulgada nesta terça-feira (19) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O levantamento destaca que nove das dez estradas mais bem avaliadas estão em São Paulo.
O governo paulista atribui o resultado ao sucesso do Programa de Concessões Rodoviárias, supervisionado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Enquanto a Marechal Rondon é gerida pela concessionária Via Rondon, a Elyeser ainda está sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
De acordo com a pesquisa, 80% das rodovias paulistas foram classificadas como em condições satisfatórias, sendo avaliadas como ótimas ou boas. Isso corresponde a 8.112 quilômetros de um total de 10.760 monitorados.
Entre as rodovias paulistas mais bem posicionadas no ranking nacional estão a Raposo Tavares (SP-270), a Rodovia dos Tamoios (SP-099) e o Rodoanel Mário Covas (SP-021), todas supervisionadas pela Artesp. Também integram a lista as rodovias Professor Zeferino Vaz (SP-065) e Bandeirantes (SP-348), além do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070).
A pesquisa da CNT considerou três critérios principais para avaliar as estradas: pavimento, sinalização e geometria da via. Esses fatores foram apontados como determinantes para a segurança, o conforto dos motoristas e a eficiência logística.
O pavimento foi analisado quanto à presença de buracos, rachaduras e ondulações, que impactam diretamente na vida útil dos veículos e nos custos de transporte. Já a sinalização foi avaliada pela conservação de placas, faixas e outros dispositivos, essenciais para a orientação dos motoristas. A geometria da via, por sua vez, incluiu elementos como curvas, pontes e viadutos.
O governo estadual destacou que o programa de concessões rodoviárias faz parte do plano “São Paulo na Direção Certa”, lançado em maio deste ano. O projeto prevê a ampliação de investimentos, a modernização da gestão pública e a melhoria na infraestrutura de transportes.
Entre as ações planejadas estão a renegociação da dívida com a União, a revisão de benefícios fiscais e a modernização da relação entre o Fisco e os contribuintes. O objetivo é otimizar recursos e alavancar o desenvolvimento econômico.
Rodovias de São Paulo são frequentemente reconhecidas pela qualidade, o que reflete os investimentos contínuos do setor público e privado. O resultado da pesquisa da CNT reforça o papel estratégico do estado na malha rodoviária nacional.
Os números confirmam que São Paulo mantém um padrão elevado em infraestrutura viária, essencial para sustentar o dinamismo econômico e garantir segurança aos motoristas que trafegam pelo estado.