Até o dia 19 de novembro, a Santa Casa de Araçatuba (SP) estará recebendo inscrições para o seu Programa de Residência Médica (PRM), que visa preencher vagas em oito diferentes especialidades. As inscrições devem ser realizadas por meio das páginas da Coreme (Comissão de Residência Médica) ou Consesp, com as provas marcadas para o dia 2 de dezembro, contando com o apoio do Unisalesiano. O início das aulas está programado para o dia 1º de março de 2024.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o processo seletivo está aberto a médicos formados em instituições de ensino de todo o país, sejam elas oficiais ou reconhecidas. Além disso, também podem se inscrever profissionais formados no exterior, desde que tenham seus diplomas validados por universidades autorizadas pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição para participar do processo é de R$ 480,00.
No total, serão disponibilizadas 23 vagas distribuídas em oito especialidades, a saber: Cirurgia Geral (3 vagas), Clínica Médica (6 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (4 vagas), Medicina Pediátrica Intensiva (1 vaga), Neonatologia (1 vaga), Ortopedia e Traumatologia (2 vagas), Pediatria (4 vagas) e Radiologia/Diagnóstico Por Imagem (2 vagas).
Os candidatos interessados em ocupar as vagas de Medicina Pediátrica Intensiva e Neonatologia deverão cumprir como pré-requisito a especialização em Medicina Intensiva e Pediatria, respectivamente.
Uma das novidades deste ano é a inclusão da análise do currículo dos candidatos como parte da segunda etapa do processo seletivo. O professor-doutor Rafael Saad, coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica), informou que essa avaliação será baseada exclusivamente na análise dos documentos enviados pelos candidatos, sem a necessidade de contato direto com a banca examinadora.
“Essa mudança não foi uma escolha dos programas, mas sim uma determinação de uma nova resolução da Comissão Nacional de Residência Médica”, explicou Saad.
Outra novidade que está sendo aguardada é a possível ampliação de vagas na especialidade de Pediatria. “Solicitamos o aumento de 4 para 6 vagas anuais e estamos aguardando a autorização da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação”, informou Saad. Se aprovadas, as duas vagas adicionais serão disponibilizadas para todos os candidatos inscritos no programa.
A Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a médicos, oferecendo cursos de especialização que combinam treinamento prático e teórico, sob a orientação e supervisão de médicos preceptores do corpo clínico do hospital. O Programa de Residência Médica da instituição foi estabelecido em 2017 e já formou 77 especialistas.