A Santa Casa de Araçatuba (SP) está completando 95 anos. A entidade foi fundada em 20 de março de 1927, sob a denominação Hospital Sagrado Coração de Jesus. A sua criação resultou da formação de um grupo de representantes da comunidade araçatubense, com o objetivo de oferecer atendimento médico-hospitalar gratuito aos doentes carentes.
O primeiro prédio da entidade foi inaugurado em 1931. Em decorrência do crescimento da demanda, novos pavilhões foram construídos em 1937 e 1943 em anexo à estrutura original do hospital. Graças a investimentos efetuados em equipamentos e excelência médica, o hospital passou a atrair pacientes de várias cidades da região.
As instalações da Santa Casa acabaram se tornando insuficientes para atender à demanda de atendimento. Projetou-se então um novo hospital, formado por oito blocos, empreendimento arrojado para a época, e levando-se em conta as dificuldades financeiras para a sua viabilização.
A construção do novo hospital teve início em 1958. Dez anos depois, em 1968, eram inaugurados três dos oito pavimentos projetados. Mais dez anos depois, em 1978, o último bloco do novo hospital foi concluído, inaugurando uma nova era para a Santa Casa de Araçatuba. Em 2006, um novo marco para o hospital. Na ocasião, foi inaugurada a torre, novo prédio com a instalação de mais 106 leitos, o que elevou em 30% a capacidade de internação do hospital, que contava, até então, com 340 leitos.
Referência para mais de 40 municípios da região administrativa e Araçatuba – isso representa mais de 800 mil pessoas –, atende em 28 especialidades, com 400 médicos e mais de 1600 funcionários.