A Santa Casa de Araçatuba (SP) anunciou na noite desta quarta-feira (24) que sua diretoria ajuizou uma Ação de Recuperação Judicial. O objetivo é preservar os empregos dos colaboradores, proteger os ativos e manter a atividade assistencial, readequando o passivo à capacidade de geração de caixa da instituição.
O processo foi distribuído para a Vara Regional Empresarial de São José do Rio Preto, sob a responsabilidade do juiz Paulo Roberto Zaidan Maluf, registrado sob o n.º 10006265520248260359.
Ação e Assessoria Jurídica
A ação foi movida pelo Escritório Santos Perego & Nunes da Cunha Advogados Associados, sediado em Brasília (DF), que atua em favor de hospitais filantrópicos em todo o Brasil. O advogado Rodrigo Santos Perego, especialista em direito público, lidera a equipe responsável. O escritório é conhecido por seu trabalho na Recuperação Judicial da Santa Casa de Fernandópolis, o primeiro hospital filantrópico do país a ter um Plano de Recuperação aprovado.
Divulgação e Comunicação
A Santa Casa informou que todas as informações e desenvolvimentos relacionados ao processo judicial serão divulgados oportunamente, conforme exigido pela legislação. Interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected].
Plano de Gestão
Antes de ajuizar a ação, a diretoria da Santa Casa se esforçou para adequar os custos fixos e variáveis às condições econômico-financeiras da instituição. Através de um plano de gestão, tentaram evitar a medida extrema de recuperação judicial.
A instituição afirmou que, durante todo o processo, manterá seu relacionamento com pacientes, fornecedores e parceiros. A nota, divulgada nas redes sociais do hospital, busca tranquilizar os moradores e autoridades das 40 cidades que têm a Santa Casa de Araçatuba como referência de alta complexidade, além dos colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores.