RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Saúde de Araçatuba aplica 30 doses contra gripe no primeiro dia de vacinação nas escolas

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou, nesta terça-feira (29), a vacinação de crianças da rede municipal de ensino no próprio ambiente escolar. A primeira unidade visitada foi a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Mariazinha Sanches de Oliveira Costa Miloch, no Bairro Ipanema.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou, nesta terça-feira (29), a vacinação de crianças da rede municipal de ensino no próprio ambiente escolar. A primeira unidade visitada foi a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Mariazinha Sanches de Oliveira Costa Miloch, no Bairro Ipanema.

Dos 250 alunos da instituição, 120 tiveram a carteirinha analisada após os pais enviarem o documento à escola. Deste total, 30 receberam a dose contra gripe, única vacina pendente. A imunização foi realizada por uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Amélia.

PRIMEIRO

O primeiro aluno a ser imunizado foi Jefter Gabriel de Moura Lima, de 5 anos. A mãe dele, Ana Vitória Lima da Silva, aprovou a iniciativa. “Trazer a vacina até a escola é bom, por causa da nossa correria diária. Mas sempre busco levar meu filho no posto de saúde para manter as vacinas em dia”, afirmou.

Caique Henrique Silva Jundi, de 4 anos, era o próximo da fila para ser vacinado na instituição. Ele estava acompanhado do avô Paulo Roberto da Silva, que também aprovou a ação. “Às vezes, uma dose passa despercebida, então essa ação é fundamental para manter a vacinação do meu neto em dia”, disse.

INTENSIFICAÇÃO

A iniciativa integra a Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas, do Governo de São Paulo, cuja meta é ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis. Serão aplicados imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (CNV), respeitando a situação vacinal de cada criança.

Nesta quarta-feira (30), a vacinação será realizada nas Emebs Prof. Luiz Aparecido Bertolucci e Profª Ana Maria Neri Landre. Conforme a Secretaria de Saúde, a imunização só acontece com a autorização e na presença dos pais ou um responsável legal.

PROTEÇÃO

A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, ressalta que a mobilização visa proteger as crianças de doenças imunopreveníveis. “O objetivo é resgatar as crianças com doses em atraso e protegê-las das doenças que podem ser evitadas através da vacinação”, frisou.

Além disso, a intenção é aumentar a cobertura vacinal no município. “Infelizmente, a cobertura de algumas vacinas, que deveriam estar acima de 95%, está baixa. Por exemplo, a da febre amarela que está em 76%, e do sarampo que está em 89%”, lembrou Priscila.

Dentre as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação que poderão ser aplicadas nos alunos estão incluídas a febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica, ACWY, HPV, dengue, gripe, entre outras.

Priscila reforça que os pais que identificarem alguma pendência também podem procurar um posto de saúde mais próximo para colocar a carteirinha em dia. “A vacinação é o único meio disponível para proteger nossas crianças. As vacinas são seguras e apresentam uma excelente eficácia”, finalizou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS