RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Saúde de Araçatuba promove campanha contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

O objetivo é imunizar os jovens que nunca receberam a dose da vacina contra o HPV e ampliar a cobertura vacinal que hoje é de 49%.

Vacina está disponível em todas as UBSs | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (SP) iniciou uma campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) para adolescentes de 15 a 19 anos que nunca receberam a dose da vacina. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e proteger o público-alvo contra a doença.

A iniciativa, chamada de “resgate”, visa contemplar 6.785 pessoas nessa faixa etária, sendo 2.060 meninas e 4.725 meninos. A meta é vacinar pelo menos 95% do total. A ampliação da vacinação para essa população vai até dezembro, ou enquanto durar o estoque da vacina.

A medida segue nota técnica do Ministério da Saúde, que no ano passado liberou a vacina do HPV para os adolescentes de 15 a 19 anos, de forma temporária. O documento orienta também a intensificação da imunização de crianças de 9 a 14 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Postos de saúde

A vacina está disponível em todas as salas de vacinas das UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, o serviço está acessível nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h.

“A vacina é gratuita e a única forma segura e comprovada de prevenir a infecção pelo vírus e suas complicações. Para uma proteção mais efetiva, o ideal é receber o imunizante antes do início da vida sexual”, ressaltou a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.

Em Araçatuba, a cobertura vacinal de meninos e meninas de 9 a 14 anos é de 49%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é atingir 95%. A vacina integra o calendário nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) e a recomendação é de dose única para essa faixa etária.

Por que se vacinar?

A infecção pelo HPV pode provocar o surgimento de verrugas genitais e intercorrências, como câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. O vírus pode ser transmitido não apenas pela via sexual, mas por meio do contato direto com qualquer região da pele ou mucosa infectada.

Um dos grandes problemas relacionados ao vírus é a dificuldade de diagnóstico – muitas vezes, ele não causa sintomas nem lesões aparentes. A dose da vacina aplicada é quadrivalente e protege contra os quatro subtipos mais frequentes da doença (6, 11, 16 e 18).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS