RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Saúde lidera prioridades da população de Rio Preto e Araçatuba, aponta pesquisa do Ipeso

Foto: TV TEM | Divulgação

O Instituto de Pesquisa e Diagnóstico Social (Ipeso) divulgou no sábado (1º) os resultados da pesquisa “Prioridades”, realizada em parceria com a TV TEM, nas regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba. O estudo identificou as principais demandas dos moradores para o próximo mandato municipal, entre 2025 e 2028.

Na região de Rio Preto, as maiores preocupações foram saúde (65%), seguida por asfalto e buracos (43%) e educação (28%). Já na região de Araçatuba, saúde liderou com 73%, enquanto emprego (34%) e problemas de infraestrutura viária (28%) foram as demandas mais citadas. A pesquisa ouviu 1.778 moradores de 70 cidades da região de Araçatuba.

A saúde, apontada como prioridade absoluta, reflete a necessidade de melhorias na rede hospitalar, maior acesso a serviços especializados e eficiência no atendimento público. Em segundo lugar, a geração de empregos aparece como uma demanda central, impulsionando discussões sobre o desenvolvimento econômico e a capacitação profissional, mencionada por 13% dos entrevistados.

Infraestrutura também é uma preocupação recorrente, com 28% dos moradores de Araçatuba destacando problemas com buracos e qualidade do asfalto. Além disso, 19% citaram a presença de mato alto em terrenos, apontando desafios na manutenção urbana e nos riscos à segurança e saúde pública.

Outras áreas de atenção incluem educação e creches (24%), segurança pública (18%) e combate ao tráfico de drogas (13%). Moradores também destacaram esportes e lazer (12%), moradia (11%) e coleta seletiva de lixo (10%) como demandas importantes, refletindo o impacto desses temas na qualidade de vida local.

Embora algumas demandas, como limpeza urbana e combate ao tráfico, possam ser atendidas em curto prazo, outras questões, como geração de empregos e expansão da infraestrutura de saúde, exigem planejamento de longo prazo e investimentos contínuos. O levantamento dá visibilidade às necessidades de cidades menores, que enfrentam desafios semelhantes aos dos grandes centros, mas com recursos mais limitados.

As cidades incluídas nesta pesquisa são:

Alto Alegre, Andradina, Aparecida d”Oeste, Araçatuba, Aspásia, Auriflama, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d”Oeste, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Jales, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Marinópolis, Mesópolis, Mirandópolis, Monções, Murutinga do Sul, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, Palmeira d”Oeste, Paranapuã, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Pontalinda, Populina, Rubiácea, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara d”Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d”Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Valparaíso, Vitória Brasil e Zacarias.

Confira o resultado na região de São José do Rio Preto

Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.