RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Secretaria de Saúde confirma mais duas mortes por H1N1 em Araçatuba

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba confirmou, nesta terça-feira (1º), por meio de exame laboratorial, mais duas mortes por complicações do vírus influenza A (H1N1). Com os novos registros, o município soma oito óbitos provocados pela doença desde o início do ano. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba confirmou, nesta terça-feira (1º), por meio de exame laboratorial, mais duas mortes por complicações do vírus influenza A (H1N1). Com os novos registros, o município soma oito óbitos provocados pela doença desde o início do ano. 

As vítimas são dois homens, de 48 e 78 anos, que faleceram nos dias 27 e 30 de junho, respectivamente. Ambos tinham comorbidades, estavam internados em hospitais da cidade, e evoluíram para óbito após agravamento do quadro respiratório.

Em junho também faleceram um homem de 50 anos, uma mulher de 69 e outro homem de 51 anos, nos dias 9, 13 e 22, respectivamente. Os outros óbitos foram: uma mulher de 67 anos, em 18 de janeiro; uma bebê de 8 meses e uma mulher de 84 anos, nos dias 11 e 27 de maio, respectivamente.

Conforme o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, nenhuma das oito vítimas havia tomado a vacina contra a gripe, disponível gratuitamente para toda a população acima de seis meses de idade. A cidade contabiliza 173 casos positivos de influenza A e cinco de influenza B.

BAIXA ADESÃO

A baixa adesão da população à vacinação preocupa as autoridades de saúde da cidade, principalmente durante o inverno, período de sazonalidade das síndromes gripais, que tende a aumentar os casos de doenças respiratórias e hospitalizações, sobrecarregando os serviços de saúde.

Mesmo com o início antecipado da campanha, oferta da vacina em locais de grande circulação e intensificação da vacinação em escolas, empresas e órgãos públicos, apenas 38,54% do público-alvo recebeu a dose, segundo balanço divulgado na última sexta-feira (27). Ou seja, 47.833 pessoas haviam sido imunizadas.

Desse total, 33.752 foram direcionadas para os grupos prioritários, como crianças entre seis meses a seis anos incompletos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Entre a população em geral foram 14.801 doses aplicadas.

“No domingo (29), vacinamos 60 pessoas na Praça 500 anos durante um evento. Continuaremos intensificando a vacinação e levando informação para toda a população sobre a importância de se vacinar. Mas, infelizmente, não está havendo adesão”, lamentou a diretora do departamento, Priscila Cestaro.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, o serviço também está acessível nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h.

Priscila também reforça a importância de medidas de prevenção, como a higienização frequente das mãos, evitar locais de aglomeração, uso de máscara e a busca por atendimento médico diante de sinais de agravamento, como febre alta persistente, dificuldade para respirar e dor no peito.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS