RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Semana da Luta da População em Situação de Rua será marcada por diversas atividades em Araçatuba

Araçatuba realiza, de 15 a 21 de agosto, a Semana da Luta da População em Situação de Rua, com programação voltada à conscientização, promoção de direitos e inclusão social.

Divulgação
Divulgação

12/08/2025 – A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), realiza entre os dias 15 e 21 deste mês ações alusivas ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.

A data tem como objetivo dar visibilidade à realidade enfrentada por este segmento da sociedade, marcado por violações de direitos, preconceito, discriminação e violência. Busca também promover a inclusão nas políticas públicas de moradia, trabalho, educação, saúde e assistência social.

“O objetivo é refletir com as pessoas em situação de rua sobre suas vivências, violações de direitos e histórias de vida, fortalecendo a construção de sua identidade, além de estimular a autoestima, autonomia e inclusão social”, afirmou a coordenadora do Centro POP, Viviane Velozo Borges.

ENTRE NÓS DA RUA
A programação será aberta na sexta-feira (15), com a exposição “Entre Nós da Rua”, no Terminal Urbano (antigo terminal), das 9h às 16h. Serão apresentados ao público conteúdos que foram produzidos pelos usuários contando suas histórias e vivências nas ruas.

Durante quatro semanas, as pessoas que vivem em situação vulnerável participaram de encontros coletivos ou individuais, onde foram trabalhados temas como vivências, violação de direitos, violência institucional e expectativa de futuro. O projeto foi orientado por assistentes sociais e psicólogas.

PALESTRA
As demais atividades da semana serão realizadas no Centro POP, sempre a partir das 8h. Na segunda-feira (18), a cirurgiã dentista Marina Araújo Cavinatti, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Amélia, ministra palestra sobre saúde bucal.

Na terça-feira (19), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo realizará mutirão de atendimento aos usuários, promovendo a cidadania por meio de consultoria jurídica. Na quarta-feira (20), haverá a apresentação da Banda Municipal Bruno Zago.

A Semana de Luta da População em Situação de Rua será encerrada na quinta-feira (21) com uma roda de conversa e atendimentos médicos, psicológicos, de enfermagem e de serviço social prestados pelo programa Consultório na Rua.

CENSO POP-RUA
De acordo com o último Censo POP-RUA (2024-2025), realizado pela Secretaria de Assistência Social, foram identificadas 105 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Araçatuba. Atualmente, o Centro POP atende entre 30 e 40 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O órgão desempenha um papel fundamental no acolhimento e proteção da população em situação de rua. O serviço oferece atendimento técnico especializado com assistentes sociais e psicólogas, café da manhã, lavanderia, local para banho e higiene pessoal, além de encaminhamento para serviços especializados, buscando a reinserção social e garantia de direitos.

MASSACRE DA SÉ
O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua foi instituído pela Lei Federal 15.187/2025. A data faz referência ao “Massacre da Sé”, ocorrido entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS