Shopping de Araçatuba oferece cordões de identificação para pessoas com TEA

Foto: Divulgação | Shopping Praça Nova

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por várias condições, onde o comportamento social, comunicação e linguagem são afetados em algum grau. Devido a esses fatores, identificar uma pessoa com a síndrome, especialmente crianças e jovens, é essencial para o bem-estar de quem tem o diagnóstico. 

Dessa forma, com o objetivo de promover maior inclusão e acessibilidade para esse público, o Shopping Praça Nova Araçatuba iniciou neste mês de fevereiro, a oferta gratuita de cordões de identificação para pessoas com TEA. 

Os cordões possuem desenhos de peças quebra-cabeça, que é o símbolo do autismo, e uma plaquinha com a mesma identidade visual. 

Como solicitar 

O objetivo da iniciativa é emprestar a pais e familiares que estejam no centro de compras, na companhia de um jovem ou criança com Transtorno do Espectro Autista, e que precise da identificação. Para solicitar o cordão, o responsável deve ir até o Espaço Cliente, no piso superior, e realizar um cadastro simples.

Após essa etapa, basta usar o cordão para identificar a pessoa com TEA durante a permanência no centro de compras. Depois, antes de ir embora, o cordão precisa ser devolvido no Espaço Cliente, sem custo.

Abafadores

A iniciativa soma a outras ações voltadas para o público autista que são desenvolvidas no Praça Nova. Desde o ano passado, por exemplo, o shopping disponibiliza, também de forma gratuita, abafadores de ruídos para pessoas com o TEA. 

O uso de abafadores proporciona tranquilidade a essas pessoas, pois devido à síndrome, muitas apresentam sensibilidade auditiva e intolerância a sons do nosso dia a dia. Esses objetos melhoram a qualidade auditiva das pessoas com TEA e diminuem a chance de alguma irritação ou crise causada por barulhos.

O empréstimo dos abafadores também é feito no Espaço do Cliente mediante cadastro. 

Eventos e vagas

Além dessas ações, o Shopping Praça Nova tem realizado eventos especiais para o público com TEA, como a Manhã Azul, em dezembro de 2023. Na ocasião, crianças, jovens e adultos com TEA puderam curtir momentos de diversão e descontração com o Papai Noel. 

O centro de compras dispõe ainda de quatro vagas no estacionamento para as pessoas com TEA. Os espaços ficam nas entradas do shopping e são identificados com uma placa e desenho de peças de quebra-cabeça. 

Para o superintendente do Shopping Praça Nova, Jessé Nogueira, o shopping busca cada vez mais trazer serviços e possibilidades aos clientes. 

“Os cordões são importantes para a adaptação da pessoa com o TEA na sua experiência dentro do shopping e também para que os clientes, colaboradores e lojistas reconheçam esse público. Para nós é uma satisfação muito grande ver que todos têm a oportunidade de aproveitar os nossos serviços e produtos de uma forma saudável e tranquila”. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS