RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

STF homologa acordo para não persecução penal de manifestantes presos em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo de não persecução penal para três moradores de Birigui (SP) que foram detidos em Brasília (DF) durante um acampamento em frente ao Quartel Militar. O acampamento ocorreu em 9 de janeiro, e os manifestantes faziam parte de um grupo que invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes no dia anterior.

Segundo a decisão, relatada pelo ministro Alexandre de Moraes e assinada na segunda-feira (18), os réus deverão prestar 300 horas de serviços à comunidade ou a entidades públicas em local determinado pela Justiça local. Cada um também está sujeito a pagar multa de R$ 10.000,00, parcelada em dez vezes sem juros. Além disso, ficam proibidos de participar em redes sociais abertas durante o período do acordo.

Os manifestantes estão obrigados a participar presencialmente de um curso sobre “Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado”, com carga horária de 12 horas, distribuída em quatro módulos de 3 horas e disponibilizado em formato audiovisual.

Em decorrência do acordo, foram revogadas todas as medidas cautelares anteriormente impostas. A 1ª Vara Criminal de Birigui já determinou a retirada das tornozeleiras eletrônicas dos réus.

O ministro Alexandre de Moraes suspendeu a tramitação de ações penais derivadas do inquérito que investiga os atos de 8 de janeiro por 120 dias, dando à Procuradoria-Geral da República (PGR) o prazo para reanalisar a possibilidade de oferecer o Acordo de Não Persecução Penal em relação a crimes de médio potencial ofensivo.

Os três manifestantes foram denunciados por incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. A defesa dos réus informou que o parcelamento da multa atendeu a um pedido feito pelos advogados em favor dos réus.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS