O palco do Teatro São João de Araçatuba, localizado na rua Doutor Luiz Nogueira Martins, 280, recebe nesta sexta-feira, dia 5, às 19 horas, o consagrado espetáculo “Um Conto Chamado Circo”, com entrada gratuita e acessível em Libras. A atração tem circulado por vários teatros do Estado de São Paulo, atraindo grande público, especialmente crianças e jovens, que vivenciam uma experiência única, com momentos de grande impacto visual, emoção e interação.
Apresentado pelo Circo de Histórias de Ribeirão Preto, o espetáculo mistura acrobacias, equilibrismo e manipulação de objetos, tudo isso em uma narrativa lúdica que valoriza a leitura e a arte circense. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. O projeto é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), de fomento à cultura.
O projeto, que contempla a circulação do espetáculo por 15 cidades do Estado de São Paulo, já está na reta final e tem movimentado grande público por onde passa.
Autoestima
Na história, temos a personagem Lindalva, uma menina que se sentia solitária por ser visualmente diferente das outras crianças, até que, um dia, encontra um circo e é convidada pelo dono a passar o dia com eles, conhecendo os costumes e o dia a dia dos artistas. A cada vivência circense, ela começa a se sentir parte daquele lugar. É uma narrativa sobre magia, amizade, esperança e sobre a importância de sermos nós mesmos.
“Um Conto Chamado Circo” foi pensado e criado para emocionar, divertir e ser capaz de tocar o coração de quem o assiste, revela a artista circense, produtora cultural e idealizadora do Circo de Histórias, Karina Bredariol. Ela conta que todo o elenco, juntamente com a equipe técnica, está ansioso e preparado para essa circulação. “Este espetáculo é muito especial para nós porque acaba mostrando o que o circo realmente é: um lugar de trabalho duro, união, aceitação e muito amor, mas, principalmente, o lugar de realizar sonhos. Está sendo maravilhoso poder compartilhar esta história com tantas pessoas”, emenda Karina.
“Se apresentar em tantos palcos diferentes, em espaços tão especiais e consagrados, é, para todo o nosso grupo, uma etapa importante para a arte que fazemos. Circular por tantas cidades do Estado tem sido uma imensa alegria”, afirma Karina Bredariol. O Circo de Histórias vai rodar milhares de quilômetros para levar alegria e entretenimento ao público com um espetáculo 100% gratuito, pois, como diz a artista: “um dia sem riso é um dia perdido”.
A circulação é realizada por meio do Edital PNAB nº 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais – “Circulação Um Conto Chamado Circo”. Não perca a chance de se encantar com a magia do circo! Retire seus ingressos uma hora antes das apresentações na bilheteria do teatro e se deixe levar pelas histórias do Circo de Histórias.
Ficha técnica
- Karina Bredariol: idealização, dramaturgia, produção, cenografia
- Pedro Paulo Arruda: direção, figurinos, desenho de luz
- Fernanda Soto: operação de luz
- Humberto Caligari: operação de som
- Monalisa Machado: contadora de histórias
- Contrarregra: Daniela Fonzar
- Elenco circense: Gisele Canhette, Mateus Romano, Michele Noboa, Luiz Monteiro, Karina Bredariol, Pedro Paulo Arruda
- Julia Faria: artes gráficas
- Andrew Martinelli: intérprete de Libras
- Márcia Rosseto (M3): assessoria de imprensa
- Produção geral: Circo de Histórias de Ribeirão Preto



