RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Três juízes substitutos chegam ao Fórum de Araçatuba após aprovação em concurso da magistratura

Foto: Lázaro Jr. | Hojemais

Na última semana, o Fórum de Justiça de Araçatuba (SP) recebeu três novos juízes substitutos: Lucas Bannwart Pereira, Mateus Gonçalves Silles e Anderson de Oliveira Silva. Eles são recém-nomeados e ficarão na cidade por um período de duas semanas. Os juízes foram aprovados no 190º Concurso de Ingresso na Magistratura, que ofereceu 244 vagas para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

O concurso, que começou em abril do ano passado, atraiu um total de 15.942 inscritos e foi concluído em julho deste ano. Durante sua breve estadia em Araçatuba, os novos juízes devem passar por várias Varas Cíveis e Criminais, aproveitando o tempo para entender a dinâmica do Judiciário local.

Dois dos juízes já foram designados para outras comarcas: Silles seguirá para Buritama, dentro da Circunscrição Judiciária de Araçatuba, enquanto Silva será transferido para Junqueirópolis, que pertence à Circunscrição Judiciária de Dracena. Pereira, por sua vez, ainda aguarda sua designação.

O juiz diretor da 2ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), Antonio Fernando Sanches Batagelo, explicou que o juiz substituto é uma posição inicial na carreira, onde os magistrados são alocados conforme a necessidade do Tribunal. Ele ressaltou que muitos juízes titulares de Araçatuba começaram suas carreiras como juízes substitutos.

Na última quinta-feira (24), Silva já presidiu um julgamento pelo Tribunal do Júri, resultando na condenação do pintor Elvis Ferreira Torrete a 11 anos, 5 meses e 22 dias de prisão por tentativa de feminicídio e perseguição.

Embora os juízes substitutos normalmente sejam designados para comarcas menores no interior, existe a possibilidade de permanecerem na sede da Circunscrição Judiciária se necessário. Atualmente, todas as Varas em Araçatuba estão preenchidas, mas há vagas disponíveis nas comarcas de Birigui, Buritama, Penápolis e Valparaíso.

Anderson de Oliveira Silva, natural de Mato Grosso do Sul, formou-se em Direito na Universidade Católica Dom Bosco e tem experiência como advogado e servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ele escolheu Araçatuba por sua semelhança com Campo Grande e a proximidade com sua terra natal.

Lucas Bannwart Pereira, de São Paulo, se formou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, e optou por Araçatuba por considerá-la uma boa cidade e por suas boas referências. Mateus Gonçalves Silles, formado no Centro Universitário Toledo, em Presidente Prudente, sempre teve como objetivo a magistratura e escolheu Araçatuba pelas boas referências sobre a cidade e o Judiciário local.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS