RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

UBSs realizam cerca de 400 mil exames em quatro meses em Araçatuba

Dados foram divulgado pela Zatti Saúde, que assumiu a gestão da Atenção Básica em junho deste ano, em parceria com a Prefeitura.

Atualmente, a coleta de material é feita duas vezes por semana nas Unidades Básicas de Saúde e, nas unidades com maior demanda — como Umuarama II, Planalto e TV —, ocorre três vezes por semana | Foto: Divulgação

A Zatti Saúde realizou, no período de junho a setembro de 2025, cerca de 400 mil exames laboratoriais por meio de uma rede de cinco laboratórios parceiros — Triatox, Carlos Chagas, Exame, Labiz e Sabin, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba (SP). O período compreende os primeiros meses de que a Zatti Saúde assumiu a administração do serviço na APS (Atenção Primária à Saúde) em conjunto com a Prefeitura. 

A medida trouxe mais agilidade, padronização e qualidade ao atendimento dos pacientes. Logo no primeiro mês de atuação, em junho, a Zatti Saúde conseguiu zerar a fila de exames laboratoriais, um marco importante na reorganização dos serviços. Somente entre os dias 1º e 28 de junho, foram realizados mais de 56 mil exames, além do atendimento a 1.064 pessoas que aguardavam na fila por exames pendentes.

De acordo com o Coordenador Médico da Zatti Saúde, Ângelo Jacomossi, a parceria com os laboratórios representa um avanço significativo para a rede municipal.

“As UBSs passaram a contar com uma padronização de todo o processo, desde a coleta e etiquetagem até a entrega dos resultados. Isso garante mais eficiência e segurança clínica”, destaca.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destaca a qualidade dos exames. “O laboratórios contratados são todos da cidade, conhecidos por todos nós. Houve aumento na procura, inclusive de pessoas que têm convênios e clínicas particulares, mas que preferem fazer os exames nas UBSs pela confiança na qualidade e pela agilidade. Antes, muitos deixavam de fazer exames na rede pública por desconfiarem da qualidade, agora voltaram a procurar as unidades”. 

Coleta

Atualmente, a coleta de material é feita duas vezes por semana nas Unidades Básicas de Saúde e, nas unidades com maior demanda — como Umuarama II, Planalto e TV —, ocorre três vezes por semana. Apenas o laboratório Sabin não realiza coleta na unidade, apenas no laboratório.

Além disso, o paciente também pode realizar a coleta diretamente em um dos laboratórios parceiros, de segunda a sábado, ampliando o acesso e a comodidade. Em casos específicos, mediante justificativa técnica, o exame pode até ser coletado na residência do paciente.

Com esse novo formato, as UBSs passaram a ter resultados mais rápidos, otimizando a conduta médica e garantindo mais fluidez no atendimento.

Racionalidade no cuidado

Além do investimento em parcerias e processos, a Zatti Saúde também aplica o conceito de prevenção quaternária, que tem se tornado um pilar estratégico na condução dos atendimentos. Segundo Jacomossi, a prevenção quaternária transforma o pedido de exames em uma decisão clínica criteriosa, embasada em evidências, contexto e preferência do paciente.

“O resultado tangível é: menos exames desnecessários, menos cascatas iatrogênicas e melhor alocação de recursos na Atenção Primária à Saúde — sem prejuízo, e até com ganho, na qualidade do cuidado”, explica. “A prevenção quaternária protege o paciente, preserva recursos do SUS e reforça o núcleo da APS: um cuidado contínuo, centrado na pessoa e baseado em evidência. Implementada de forma sistemática, qualifica a clínica, reduz filas e melhora a satisfação de usuários e profissionais”. 

Cotas

Desde o dia 1º de outubro, as UBSs passaram trabalhar com cotas para exames, com a finalidade de controlar o número de pedidos de exames, pois a Zatti Saúde tem um orçamento estipulado em contrato com a Prefeitura de Araçatuba que deve ser respeitado. Antes, não existia esse controle. 

Ainda sobre as cotas, o secretário de saúde reforça que o exame é um complemento para o diagnóstico e deve ser solicitado com critério, para evitar desperdício. “A gestão tem buscado ajustar essa distribuição entre os profissionais e as unidades conforme a demanda.”

Em 17 dias desde que as cotas começaram, nenhum paciente deixou de ter exame prescrito por conta da medida. Na prática, a Zatti Saúde vem implementando triagens baseadas em valores e evidências, o que significa que os exames são solicitados apenas quando trazem real benefício ao paciente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS